Ícone do site Adenilson Giovanini

Baixar efemérides precisas a partir do CDDIS

Como baixar efemérides precisas. Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

Antes disso, deixe-me te mostrar os diferentes tipos de efemérides existentes e quando utilizar cada uma das mesmas.

Baixar efemérides precisas – Os diferentes tipos de efemérides existentes

Veja os diferentes tipos de efemérides existentes e suas características.

Efemérides transmitidas

Também conhecidas como efemérides radiodifundidas, consistem em um conjunto de 16 a 20 elementos que definem a trajetória elipsoidal de cada satélite.

Este tipo de efeméride possibilita o posicionamento em tempo real, porém não é tão preciso quanto as efemérides rápidas e finais.

 

Efemérides ultrarrápidas, previstas

Estas efemérides são emitidas pelo IGS (International GNSS Service) em tempo real, que atualiza as mesmas nos seguintes horários: 03, 09, 15 e 21 horas UTC.

Baixar efemérides precisas – Efemérides ultrarrápidas, observadas

O IGS Publica conjuntamente as efemérides previstas e as efemérides observadas a cada 6 horas. As mesmas são atualizadas nos seguintes horários: 00, 06, 12 e 18 H UTC.

Este tipo de efeméride não deve ser utilizado na prestação de serviços técnicos, pois a precisão possibilitada fica aquém do desejado.

Efemérides rápidas

 

As efemérides rápidas são publicadas pela IGS entre 17 e 41 horas após a passagem do satélite, todos os dias, as 17 horas UTC (Tempo universal Coordenado).

A previsão das órbitas dos satélites é de 2,5 cm e a precisão dos relógios e das estações de controle é de 75 picosegundos.

Ou seja, este é o primeiro dos 2 tipos de efemérides que você pode utilizar no seu dia a dia.

Na realidade, as efemérides rápidas possuem uma grande vantagem quando comparadas as efemérides finais. Isso porque as mesmas são liberadas menos de 1 dia após a prestação do serviço.

Como a acurácia possibilitada pelas mesmas está dentro da exigida pela legislação, não tem porque você esperar 12 a 18 dias para utilizar as efemérides finais.

Efemérides finais

O IGS publica as efemérides finais entre 12 e 18 dias após a observação, todas as quinta-feira.

Isso significa que para utilizar as efemérides finais você precisa esperar a primeira quinta-feira, 12 a 18 dias após a realização do levantamento dos dados.

Conforme informei anteriormente, a acurácia possibilitada pelas efemérides rápidas já está dentro das exigências da legislação.

Logo, a não ser que seja um trabalho muito especifico, ou que você não esteja com pressa, não tem porque esperar 12 a 18 dias pelas efemérides finais.

 

Baixar efemérides precisas – opção 1 – A partir do GNSS calendar

Devido a facilidade de uso, o site GNSS calendar é o meio amplamente utilizado pelos profissionais para baixar dados efemêros.

Para baixar os mesmos os dados efêmeros a partir do site GNSS Calendar é só você acessar o link:

http://www.gnsscalendar.com/

Infelizmente no momento da produção deste artigo, o site GNSS calendar está apresentando problemas para baixar efemérides precisas.

 

Baixar efemérides precisas – Opção 2 – CDDIS

Uma alternativa ao site GNSS calendar é baixar as efemérides através do site CDDIS.

Porém, o processo é um pouco mais complexo do que baixar através do GNSS Calendar. Isso porque você precisará navegar através da árvore e encontrar os dados do dia de interesse.

Assista ao vídeo abaixo, que no mesmo eu mostro o passo a passo de como proceder.

Vídeo a respeito do assunto.

 

Links mencionados no vídeo:

Link de acesso ao CDDIS…

Calculadora do tempo GPS…

Árvore de arquivos…

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile