Cartas de Ouro para você ir Diretamente para a Prática, Prestando Serviços de Georreferenciamento Com Grande Velocidade e com Segurança!

Carta 1 de 3:

O Grande Segredo para você prestar serviços de Georreferenciamento rapidamente e com segurança

De: Adenilson Giovanini

Sobradinho – RS

Querida pessoa,
O que eu vou apresentar para você durante esta série de lições, irá possibilitar que você vá diretamente para a prática, prestando serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais com grande velocidade e com segurança.

Tratasse de um método brindado na prática com a ajuda de mais de 203 profissionais que participaram do treinamento Georreferenciamento Sem Mistérios.

Profissionais estes que hoje estão prestando serviços e ganhando dinheiro.

 

 

E imagine-se você fazendo isso:

Imagine-se você indo para a prática, prestando serviços de georreferenciamento de imóveis rurais com grande velocidade e com segurança.

Imagine-se você sabendo exatamente como proceder na reunião com o cliente, dominando a obtenção de dados, o preenchimento da planilha ods e o procedimento junto ao SIGEF.

Enfim, imagine-se dominando um processo de Georreferenciamento do início ao fim e prestando este serviço lucrativo com grande velocidade e com segurança.

É isso que você irá começar a aprender já nas próximas linhas.

Antes disso, deixe-me te contar uma história com a qual talvez você até se identifique.

A terrível rotina de quem está aprendendo a prestar serviços de georreferenciamento!

Hoje eu quero lhe contar a história do nosso amigo Gustavo.

(Se o seu nome é Gustavo, não se preocupe, não é sua história!) 🙂

O nosso amigo Gustavo desde as primeiras aulas de Topografia se identificou muito com a área. Isso fez com que ele decidisse que um dia teria seu próprio escritório de Topografia.

O tempo passou, o mesmo se formou e foi trabalhar em uma empresa da área vendendo equipamentos topográficos.

Os meses foram passando e com o tempo ele juntou dinheiro suficiente para comprar um receptor GNSS.

Foi quando finalmente, transbordando de felicidade o nosso amigo pediu demissão e abriu seu próprio escritório de Topografia.

Ele finalmente havia tirado seu sonho do papel.

Conversando com amigos, vizinhos e conhecidos, o mesmo conseguiu vários serviços, inclusive seu primeiro Geo. (Georreferenciamento de Imóveis Rurais) para prestar.

O problema é que prestar este serviço foi extremamente aterrorizante.

Isso porque eram tantos detalhes que o nosso amigo simplesmente não sabia como proceder.

Entre as dúvidas que não deixavam o mesmo dormir nas noites anteriores a ida a campo estavam:

  • Será que o local o qual escolhi para locar o marco de base é o correto?
  • Será que os métodos de posicionamento pelo GNSS que irei utilizar são os certos?
  • Em que local da divisa que eu devo locar o marco geodésico?
  • O que devo fazer na mudança de confrontante existente no trecho de córrego?
  • Em que local que devo fazer o levantamento dos dados no lado da propriedade que confronta como o reservatório da hidrelétrica?
  • Ao chegar no córrego, em que local que devo locar o marco, dentro do córrego ou em cima da barranca?
  • Posso fazer o levantamento dos dados em um único dia ou devo primeiramente fazer o rastreamento dos dados do marco de base?

Enfim, foram noites e mais noites em claro, ao longo das quais centenas de dúvidas martelavam sua cabeça, fazendo com que o mesmo ficasse até altas horas de vigia.

O pior era que mesmo pesquisando na internet, o nosso amigo não encontrou a resposta para grande parte das mesmas.

Resumindo a história, o serviço que deveria durar apenas 2 ou 3 dias, está atolado a mais de 3 meses.

Um dos pontos levantado a campo ficou float, outro ficou com o DOP ruim e quanto aos confrontantes a situação é pior ainda.

Isso porque o nosso amigo simplesmente não consegue entrar em contato com um dos confrontantes que mora em outro estado.

Quando me procurou, o mesmo estava cheio de dúvidas, sentia-se inseguro e estava procrastinando a prestação de 2 outros serviços de Georreferenciamento tinha pego.

Infelizmente esta é a dura realidade de muitos profissionais!

O Georreferenciamento de Imóveis Rurais possui tantos detalhes que os mesmos simplesmente não sabem como proceder.

Isso faz com que eles tenham muito medo de cometer erros e de terem o credenciamento junto ao INCRA congelado ou até mesmo cassado.

Os mesmos sabem que a responsabilidade é grande.

Também sabem que o Georreferenciamento de Imóveis Rurais é um serviço bem lucrativo, porém o medo de cometer erros é tal que os mesmos ficam procrastinando na prestação deste serviço.

Talvez esta seja a sua realidade hoje.

Você já prestou um ou alguns serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, porém as dúvidas são tantas. Não é verdade?

Ou quem sabe você ainda não preste serviços de Georreferenciamento, possua o desejo ardente de prestar este serviço, porém se sinta inseguro porque lhe falta o conhecimento prático necessário.

Eu sei bem como você se sente. Eu mesmo me sentia assim no final de 2013.

Queria empreender na área, colocando meu próprio escritório, porém me faltava o conhecimento prático necessário.

Continuando...

Pouco importa com qual destas 2 situações você tenha se identificado. Ao longo desta série de cartas eu irei lhe passar dezenas de dicas, conhecimentos e sacadas práticas que irão ajudar você neste processo de prestar serviços de georreferenciamento com grande velocidade e com segurança.

Ao todo são 3 cartas que eu irei lhe enviar, sendo que:

 

  • Nesta primeira carta eu irei lhe mostrar como fazer uma reunião de sucesso com seus clientes;
  • Na segunda carta irei trazer um estudo de caso, lhe mostrando exatamente como proceder a campo e;
  • Na terceira carta cobrirei o preenchimento da planilha ods, mostrando alguns pega-ratões que fazem os profissionais cometerem erros.

Dito isso, se embora fazer uma reunião de sucesso com o cliente!

Vou dar 3 segundos para você respirar.

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Valendo!

O grande SEGREDO para você não cometer erros.... Trate todo processo de Georreferenciamento como um Míssil Teleguiado!

A maioria dos profissionais cujos processos de georreferenciamento estão atolados cometem o erro de não considerarem os mesmos como misseis teleguiados.

Como assim professor Adenilson?

Simples, uma fecha, você lança a mesma e uma vez feito isso, não tem como corrigir a trajetória dela.

Ou seja, ou você lança certo ou inevitavelmente errará do alvo.

Um míssil é diferente, o mesmo pode ser teleguiado. Ou seja, após lançar o mesmo, você pode corrigir sua trajetória, fazendo com que o mesmo acerte o alvo.

Com isso, você irá fazer um planejamento detalhado do lançamento do míssil e em seguida lançar o mesmo.

Porém, durante a trajetória uma série de forças irão agir sobre ele, fazendo com que o mesmo se desvie de sua rota original.

É neste momento que você irá teleguia-lo, utilizando motores auxiliares para colocar o mesmo novamente na rota.

Em processos de Georreferenciamento a ideia é justamente a mesma.

Você inicialmente, tendo como base as informações passadas pelo seu cliente, fará um planejamento poderoso, tomando todos os cuidados para fazer o lançamento perfeito.

Ou seja, para prestar o Geo o mais rápido e melhor que puder.

Perceba o quão importante é você fazer uma reunião perfeita com o cliente.

Isso porque será na mesma que você obterá todos os dados necessários para o planejamento e posterior ida à campo para obter os dados necessários.

Enfim,  para etapa a etapa, prestar o serviço.

A grande diferença está no fato que ao considerar o processo de Georreferenciamento como um míssil teleguiado, você buscará a todo momento identificar e destruir qualquer fator que faça o serviço de Georreferenciamento se tornar demorado.

Ou seja, você irá teleguiar a prestação do serviço.

Ao não terem esta visão de um processo de georreferenciamento, muitos profissionais cometem erros que fazem com os mesmos percam muito tempo e muito dinheiro na prestação do serviço.

Na realidade, você precisa entender que existem 2 tipos de situações. São elas:

  • Situações sobre as quais você possui controle total;
  • Situações sobre as quais você possui controle apenas parcial.

No que se refere a processos de Georreferenciamento, tudo que tenha a ver com a utilização de equipamentos e softwares está, em 99% do tempo completamente sob seu controle.

Por outro lado, tudo que envolva lidar com pessoas estará 99% do tempo apenas parcialmente sobre o seu controle.

Perceba isso, que a utilização dos diferentes equipamentos e softwares, no pior dos casos, em 95% das situações está totalmente sobre seu total controle.

Ou seja, tiradas situações atípicas, é inadmissível que você perca tempo e dinheiro tendo, por exemplo, que voltar a campo para obter novamente os dados de um ponto problemático.

Conforme mostrei anteriormente, normalmente isso está completamente no seu controle.

Ou seja, se você está cometendo erros a campo e na utilização dos diferentes softwares, isso significa que você não possui os conhecimentos básicos necessários, precisando comprar livros e fazer cursos sobre o assunto o mais rapidamente possível.

Na realidade, muito mais do que isso, significa que você não possui protocolos definidos.

Ver um processo de georreferenciamento como um míssil teleguiado significa isso, possuir passo a passos definidos para tudo que estiver completamente no seu controle.

E por outro lado, possuir planos B e C para tudo que estiver parcialmente sobre seu controle.

Desta maneira, o primeiro passo é fazer o que eu chamo de reunião perfeita com o cliente.

Na mesma você irá obter o máximo possível de informações que conseguir.

Veja bem, o grande objetivo da reunião com seu cliente é justamente este, obter o máximo de informações que você puder sobre:

  • O cliente (a);  
  • A(o) conjugue;
  • O contratante (caso houver);
  • A propriedade e;
  • Os confrontantes.

Lembre-se, o seu grande objetivo é identificar e antecipar problemas, fazendo o lançamento perfeito do míssil.

Vamos entender melhor as diferentes etapas da reunião com o cliente e como que você deve proceder nas mesmas.

Fazendo reuniões de sucesso com seus clientes

A reunião com o cliente, que muitas vezes pode se estender a 2, 3 e até mais reuniões é formada por uma série de etapas divididas em 2 grandes categorias. São elas:

  • Fazer o cliente dizer sim para sua oferta;
  • Obter o máximo possível de informações.

Com intuito de não deixar este artigo excessivamente longo, irei abordar somente a segunda temática, ajudando você a obter o máximo possível de informações.

No método Georreferenciamento Sem Mistérios eu mostro de maneira detalhada como fazer o cliente dizer sim para sua oferta.

Bom, como você deve ter percebido, os erros normalmente são causados por 2 fatores. São eles:

  • Não ter-se informações suficientes para a tomada de decisão;
  • Não dominar os procedimentos necessários, tanto a campo como no escritório.

A maioria dos profissionais até que se preocupa e busca entender bastante sobre os diferentes procedimentos necessários no escritório e à campo.

Porém, o problema é que os mesmos não dão a devida importância para a reunião com o cliente.

Com isso eles obtêm um número insuficiente de informações durante a mesma. Ou simplesmente não conseguem informar o cliente da maneira certa.

Como efeito colateral obtém um número insuficiente de informações, tendo sérios problemas posteriormente.

Lembre-se, tudo que envolver interação com pessoas nunca estará completamente no seu controle. Ou seja, o que envolve pessoas normalmente é o que costuma mais causar problemas.

A boa notícia é que uma vez que o seu radar esteja corretamente calibrado, você conseguirá facilmente antecipar e destruir estas fontes de problema.

É justamente aqui que entra a importância de você considerar todo processo de georreferenciamento como um míssil teleguiado, identificando e destruindo possíveis fontes de erro.

O grande objetivo é justamente este, destruir qualquer risco de erro ou fonte de atraso o mais rapidamente possível.

Desta maneira, na reunião com o cliente você estará com o radar ligado, buscando identificar fontes de erro.

Vamos evoluir etapa a etapa as fases de uma reunião perfeita, se informando e identificando as possíveis fontes de erro.

Etapa 1 – Se informando a respeito da situação cadastral do imóvel rural

Esta etapa normalmente é conhecida e respeitada pela maioria dos profissionais.

Ou seja, assim que o cliente diz sim, o mesmo busca se informar sobre o imóvel, descobrindo se o mesmo é formado por:

  • 1 única matricula;
  • Mais de uma matricula;
  • 1 ou mais matriculas + área de posse;
  • Somete por áreas de posse.

Isso é importante para que você entenda bem qual procedimento precisará adotar.

Por exemplo, se o imóvel rural é formado somente por áreas de posse, primeiramente será necessário regularizar o mesmo, para somente depois fazer-se o georreferenciamento dele.

Enfim, você precisa conhecer detalhadamente a situação do imóvel.

Se o mesmo for formado por mais de uma matricula, pergunte se o seu cliente quer unificar todas as áreas em um único Geo, ou se por enquanto quer fazer o Geo somente de uma ou de algumas matriculas.

Digo isso porque o seu cliente pode ter uma das propriedades penhorada, ou utilizar as propriedades para obter financiamentos juntamente a diferentes instituições financeiras.

Desta maneira, não é interessante para o mesmo fazer  unificação das matriculas.

Etapa 2 – Obtendo dados a respeito do proprietário, da conjugue e do contratante

Uma vez que você tenha entendido bem a situação jurídica do imóvel, precisará pedir uma série de dados para o proprietário. Dados no caso:

  • Dele, o proprietário (a);
  • Do (a) conjugue;
  • E do contratante, caso quem tenha contratado o serviço não seja o proprietário.

Vamos ver exatamente que dados que são estes.

1 - Dados do proprietário que você precisa pedir:

  • Nome completo
  • CPF
  • RG
  • Órgão emissor/UF
  • Estado Civil
  • Endereço
  • Cidade
  • Estado
  • CEP
  • Telefone

2 - Dados do conjugue:

  • Nome
  • CPF
  • RG
  • Órgão emisor/UF

Quanto aos dados do contratante, os mesmos são basicamente os mesmos do que os do proprietário.

Etapa 3 – Obtendo dados a respeito dos confrontantes

A terceira etapa consistirá em você obter o máximo de informações que conseguir sobre os confrontantes.

Pergunte para seu cliente:

  • Quantos são?
  • Se algum dos confrontantes mora em outro município ou em outro estado?
  • Se existe algum confrontante com o qual o seu cliente não se acerte?

Enfim, o máximo de informações que você conseguir.

Isso porque, conforme informei anteriormente, o que mais causa problemas normalmente é o que envolve lidar com pessoas. Isso porque são coisas que não estão completamente no seu controle.

Ou seja, sempre que o seu cliente disser que um confrontante mora em outro local, ou que não se acerta com um confrontante...

Ligue seu radar, pois são situações que fazem o Geo parecer uma novela mexicana, com você tendo que procurar o confrontante diversas vezes.

No caso dos confrontantes que moram em outros locais, busque conseguir o número do telefone deles o mais rapidamente que conseguir, pois desta maneira você poderá aproveitar alguma vinda dos mesmos até a cidade.

Ou se for o caso, enviar a declaração de reconhecimento de limites pelos correios para eles.

 

Dados que você precisa obter dos confrontantes:

  • Nome completo
  • CPF
  • RG
  • Órgão emisor/UF

Etapa 4 – Obtendo dados a respeito do imóvel

A última das etapas da reunião com o cliente consistirá em você conseguir uma série de informações sobre a propriedade em si (situação física).
Aconselho que você abra o Google Earth e analise detalhadamente a mesma juntamente com o seu cliente.

Peça para o mesmo lhe mostrar:

  • Os limites da propriedade;
  • As mudanças de confrontação;
  • A localização das diferentes matriculas.

Naturalmente, enquanto conversa com seu cliente, você cuidará uma série de outros fatores como:

  • O tipo de vegetação existente no local;
  • A topografia da propriedade;
  • Qual o melhor local para a instalação do marco de base.

Enfim, cuide o máximo de coisas que puder e sempre que tiver alguma dúvida pergunte para o cliente.

Também aproveite e vetorize uma série de informações. Por exemplo:

  • O limite da propriedade;
  • As mudanças de confrontação;
  • O acesso a propriedade.

Enfim, vetorize e anote tudo que você achar interessante. Posteriormente você pode imprimir a tela do Google Earth em uma folha A4 e levar a campo para se guiar.

Também aconselho que você coloque os dados em um GPS de navegação e que leve junto à campo. Ao agir desta maneira você não corre o risco de se perder.

 

Dados do imóvel que você precisa pedir para o proprietário

  • Nome do imóvel:
  • Município:
  • Comarca:
  • Cartório:
  • Código SNCR:
  • NIRF:

Mais algumas perguntas interessantes para você fazer para o proprietário

  • Onde é o local?
  • Há algum ponto de referência para localizar o imóvel?
  • Qual a declividade do terreno? É plano?
  • Como é o adensamento da vegetação? O local é limpo?
  • Tamanho aproximado da área? (É o que consta na matricula?)
  • Quanto as sagas e rios? O limite é pelo álveo do rio? O limite é por alguma cerca que costeia o rio? Onde que é?

Enfim, utilize sua criatividade, buscando obter o máximo de informações possíveis sobre a propriedade (situação física e jurídica), o proprietário, a conjugue e os confrontantes.

Ao mesmo tempo, busque identificar possíveis fontes de erros e de atrasos e busque eliminar as mesmas o mais rápido possível.

Lembre-se: quanto mais informações você tiver, menor serão seus riscos de cometer erros e de perder tempo e dinheiro.

Além disso, sempre que você tiver algum problema se pergunte:

O que eu deveria ter feito para identificar e eliminar este problema antes que o mesmo tivesse acontecido.

Desta maneira, sempre que você identificar alguma pergunta que deveria fazer na reunião com o cliente, adicione a mesma a seu script.

 

Dicas avançadas de cuidados que você deve ter na reunião com o cliente

Algo importantíssimo na reunião com o cliente é você pegar o número do telefone dele.

Isso porque é importante você ligar para o mesmo 2 ou 3 dias antes da ida à campo.

Nesta ligação você irá perguntar se o mesmo conseguiu obter os dados dos confrontantes.

Isso mesmo, é interessante na reunião com o cliente você entregar um chacklist para o mesmo, o que deve ter os diferentes dados necessários.

Ou seja, todos os dados que eu lhe apresentei acima. Dados estes dele, da conjugue, da propriedade e dos confrontantes.

Desta maneira, você informa ao mesmo que no dia que for fazer o levantamento da propriedade pegará este chacklist com ele.

Inclusive é importante você instruir detalhadamente o mesmo a respeito de como proceder e do que falar ao ir conversar com os confrontantes.

Que o mesmo precisa informar para os mesmos que precisa da anuência deles.

Que este é apenas um procedimento padrão através do qual o confrontante  informará que concorda com as divisas da propriedade.

Naturalmente, se existir algum confrontante com o qual o seu cliente não se acerte, você precisa ir pessoalmente conversar com o mesmo.

Este é o melhor procedimento porque que se o confrontante não se acerta com o proprietário, pedir para o mesmo ir conversar com ele é problema na certa.

Quanto a confrontantes que morem em outros municípios ou estados, ressalto que você precisa conseguir o número do telefone dos mesmos e ligar para eles.
Com isso, você educara os mesmos.

Também aproveite para perguntar se eles virão logo até o município, ou se você terá que enviar as declarações de reconhecimento de limites para os mesmos via correios.

Digo isso porque no momento que escrevo esta carta faz pouco tempo que a lei 13.838 foi aprovada, sendo que os profissionais de registro ainda estão se adequando a mesma.

Fique atento para não perder a segunda carta

Amanhã eu irei lhe enviar a segunda carta desta série. Na mesma irei trazer um exemplo prático, mostrando exatamente como que você deve proceder a campo.

É um conteúdo épico. Você irá gostar muito.

Outro sim, eu tive bastante trabalho para produzir esta série de cartas e estou compartilhando as mesmas gratuitamente com você.

Se você possui algum amigo para o qual estes conteúdos possam ser úteis, avise o mesmo a respeito.

Um beijo no fundo do seu coração e nos vemos amanhã na segunda carta da série.

Até mais.