Cartas de Ouro para você ir Diretamente para a Prática, Prestando Serviços de Georreferenciamento Com Grande Velocidade e com Segurança!
Carta 1 de 3:
O Grande Segredo para você prestar serviços de Georreferenciamento rapidamente e com segurança
De: Adenilson Giovanini
Sobradinho – RS
Querida pessoa,
O que eu vou apresentar para você durante esta série de lições, irá possibilitar que você vá diretamente para a prática, prestando serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais com grande velocidade e com segurança.
Tratasse de um método brindado na prática com a ajuda de mais de 203 profissionais que participaram do treinamento Georreferenciamento Sem Mistérios.
Profissionais estes que hoje estão prestando serviços e ganhando dinheiro.
E imagine-se você fazendo isso:
Imagine-se você indo para a prática, prestando serviços de georreferenciamento de imóveis rurais com grande velocidade e com segurança.
Imagine-se você sabendo exatamente como proceder na reunião com o cliente, dominando a obtenção de dados, o preenchimento da planilha ods e o procedimento junto ao SIGEF.
Enfim, imagine-se dominando um processo de Georreferenciamento do início ao fim e prestando este serviço lucrativo com grande velocidade e com segurança.
É isso que você irá começar a aprender já nas próximas linhas.
Antes disso, deixe-me te contar uma história com a qual talvez você até se identifique.
A terrível rotina de quem está aprendendo a prestar serviços de georreferenciamento!
Hoje eu quero lhe contar a história do nosso amigo Gustavo.
(Se o seu nome é Gustavo, não se preocupe, não é sua história!) 🙂
O nosso amigo Gustavo desde as primeiras aulas de Topografia se identificou muito com a área. Isso fez com que ele decidisse que um dia teria seu próprio escritório de Topografia.
O tempo passou, o mesmo se formou e foi trabalhar em uma empresa da área vendendo equipamentos topográficos.
Os meses foram passando e com o tempo ele juntou dinheiro suficiente para comprar um receptor GNSS.
Foi quando finalmente, transbordando de felicidade o nosso amigo pediu demissão e abriu seu próprio escritório de Topografia.
Ele finalmente havia tirado seu sonho do papel.
Conversando com amigos, vizinhos e conhecidos, o mesmo conseguiu vários serviços, inclusive seu primeiro Geo. (Georreferenciamento de Imóveis Rurais) para prestar.
O problema é que prestar este serviço foi extremamente aterrorizante.
Isso porque eram tantos detalhes que o nosso amigo simplesmente não sabia como proceder.
Entre as dúvidas que não deixavam o mesmo dormir nas noites anteriores a ida a campo estavam:
- Será que o local o qual escolhi para locar o marco de base é o correto?
- Será que os métodos de posicionamento pelo GNSS que irei utilizar são os certos?
- Em que local da divisa que eu devo locar o marco geodésico?
- O que devo fazer na mudança de confrontante existente no trecho de córrego?
- Em que local que devo fazer o levantamento dos dados no lado da propriedade que confronta como o reservatório da hidrelétrica?
- Ao chegar no córrego, em que local que devo locar o marco, dentro do córrego ou em cima da barranca?
- Posso fazer o levantamento dos dados em um único dia ou devo primeiramente fazer o rastreamento dos dados do marco de base?
Enfim, foram noites e mais noites em claro, ao longo das quais centenas de dúvidas martelavam sua cabeça, fazendo com que o mesmo ficasse até altas horas de vigia.
O pior era que mesmo pesquisando na internet, o nosso amigo não encontrou a resposta para grande parte das mesmas.
Resumindo a história, o serviço que deveria durar apenas 2 ou 3 dias, está atolado a mais de 3 meses.
Um dos pontos levantado a campo ficou float, outro ficou com o DOP ruim e quanto aos confrontantes a situação é pior ainda.
Isso porque o nosso amigo simplesmente não consegue entrar em contato com um dos confrontantes que mora em outro estado.
Quando me procurou, o mesmo estava cheio de dúvidas, sentia-se inseguro e estava procrastinando a prestação de 2 outros serviços de Georreferenciamento tinha pego.
Infelizmente esta é a dura realidade de muitos profissionais!
O Georreferenciamento de Imóveis Rurais possui tantos detalhes que os mesmos simplesmente não sabem como proceder.
Isso faz com que eles tenham muito medo de cometer erros e de terem o credenciamento junto ao INCRA congelado ou até mesmo cassado.
Os mesmos sabem que a responsabilidade é grande.
Também sabem que o Georreferenciamento de Imóveis Rurais é um serviço bem lucrativo, porém o medo de cometer erros é tal que os mesmos ficam procrastinando na prestação deste serviço.
Talvez esta seja a sua realidade hoje.
Você já prestou um ou alguns serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, porém as dúvidas são tantas. Não é verdade?
Ou quem sabe você ainda não preste serviços de Georreferenciamento, possua o desejo ardente de prestar este serviço, porém se sinta inseguro porque lhe falta o conhecimento prático necessário.
Eu sei bem como você se sente. Eu mesmo me sentia assim no final de 2013.
Queria empreender na área, colocando meu próprio escritório, porém me faltava o conhecimento prático necessário.
Continuando...
Pouco importa com qual destas 2 situações você tenha se identificado. Ao longo desta série de cartas eu irei lhe passar dezenas de dicas, conhecimentos e sacadas práticas que irão ajudar você neste processo de prestar serviços de georreferenciamento com grande velocidade e com segurança.
Ao todo são 3 cartas que eu irei lhe enviar, sendo que:
- Nesta primeira carta eu irei lhe mostrar como fazer uma reunião de sucesso com seus clientes;
- Na segunda carta irei trazer um estudo de caso, lhe mostrando exatamente como proceder a campo e;
- Na terceira carta cobrirei o preenchimento da planilha ods, mostrando alguns pega-ratões que fazem os profissionais cometerem erros.
Dito isso, se embora fazer uma reunião de sucesso com o cliente!
Vou dar 3 segundos para você respirar.
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Valendo!
O grande SEGREDO para você não cometer erros.... Trate todo processo de Georreferenciamento como um Míssil Teleguiado!
A maioria dos profissionais cujos processos de georreferenciamento estão atolados cometem o erro de não considerarem os mesmos como misseis teleguiados.
Como assim professor Adenilson?
Simples, uma fecha, você lança a mesma e uma vez feito isso, não tem como corrigir a trajetória dela.
Ou seja, ou você lança certo ou inevitavelmente errará do alvo.
Um míssil é diferente, o mesmo pode ser teleguiado. Ou seja, após lançar o mesmo, você pode corrigir sua trajetória, fazendo com que o mesmo acerte o alvo.
Com isso, você irá fazer um planejamento detalhado do lançamento do míssil e em seguida lançar o mesmo.
Porém, durante a trajetória uma série de forças irão agir sobre ele, fazendo com que o mesmo se desvie de sua rota original.
É neste momento que você irá teleguia-lo, utilizando motores auxiliares para colocar o mesmo novamente na rota.
Em processos de Georreferenciamento a ideia é justamente a mesma.
Você inicialmente, tendo como base as informações passadas pelo seu cliente, fará um planejamento poderoso, tomando todos os cuidados para fazer o lançamento perfeito.
Ou seja, para prestar o Geo o mais rápido e melhor que puder.
Perceba o quão importante é você fazer uma reunião perfeita com o cliente.
Isso porque será na mesma que você obterá todos os dados necessários para o planejamento e posterior ida à campo para obter os dados necessários.
Enfim, para etapa a etapa, prestar o serviço.
A grande diferença está no fato que ao considerar o processo de Georreferenciamento como um míssil teleguiado, você buscará a todo momento identificar e destruir qualquer fator que faça o serviço de Georreferenciamento se tornar demorado.
Ou seja, você irá teleguiar a prestação do serviço.
Ao não terem esta visão de um processo de georreferenciamento, muitos profissionais cometem erros que fazem com os mesmos percam muito tempo e muito dinheiro na prestação do serviço.
Na realidade, você precisa entender que existem 2 tipos de situações. São elas:
- Situações sobre as quais você possui controle total;
- Situações sobre as quais você possui controle apenas parcial.
No que se refere a processos de Georreferenciamento, tudo que tenha a ver com a utilização de equipamentos e softwares está, em 99% do tempo completamente sob seu controle.
Por outro lado, tudo que envolva lidar com pessoas estará 99% do tempo apenas parcialmente sobre o seu controle.
Perceba isso, que a utilização dos diferentes equipamentos e softwares, no pior dos casos, em 95% das situações está totalmente sobre seu total controle.
Ou seja, tiradas situações atípicas, é inadmissível que você perca tempo e dinheiro tendo, por exemplo, que voltar a campo para obter novamente os dados de um ponto problemático.
Conforme mostrei anteriormente, normalmente isso está completamente no seu controle.
Ou seja, se você está cometendo erros a campo e na utilização dos diferentes softwares, isso significa que você não possui os conhecimentos básicos necessários, precisando comprar livros e fazer cursos sobre o assunto o mais rapidamente possível.
Na realidade, muito mais do que isso, significa que você não possui protocolos definidos.
Ver um processo de georreferenciamento como um míssil teleguiado significa isso, possuir passo a passos definidos para tudo que estiver completamente no seu controle.
E por outro lado, possuir planos B e C para tudo que estiver parcialmente sobre seu controle.
Desta maneira, o primeiro passo é fazer o que eu chamo de reunião perfeita com o cliente.
Na mesma você irá obter o máximo possível de informações que conseguir.
Veja bem, o grande objetivo da reunião com seu cliente é justamente este, obter o máximo de informações que você puder sobre:
- O cliente (a);
- A(o) conjugue;
- O contratante (caso houver);
- A propriedade e;
- Os confrontantes.
Lembre-se, o seu grande objetivo é identificar e antecipar problemas, fazendo o lançamento perfeito do míssil.
Vamos entender melhor as diferentes etapas da reunião com o cliente e como que você deve proceder nas mesmas.
Fazendo reuniões de sucesso com seus clientes
A reunião com o cliente, que muitas vezes pode se estender a 2, 3 e até mais reuniões é formada por uma série de etapas divididas em 2 grandes categorias. São elas:
- Fazer o cliente dizer sim para sua oferta;
- Obter o máximo possível de informações.
Com intuito de não deixar este artigo excessivamente longo, irei abordar somente a segunda temática, ajudando você a obter o máximo possível de informações.
No método Georreferenciamento Sem Mistérios eu mostro de maneira detalhada como fazer o cliente dizer sim para sua oferta.
Bom, como você deve ter percebido, os erros normalmente são causados por 2 fatores. São eles:
- Não ter-se informações suficientes para a tomada de decisão;
- Não dominar os procedimentos necessários, tanto a campo como no escritório.
A maioria dos profissionais até que se preocupa e busca entender bastante sobre os diferentes procedimentos necessários no escritório e à campo.
Porém, o problema é que os mesmos não dão a devida importância para a reunião com o cliente.
Com isso eles obtêm um número insuficiente de informações durante a mesma. Ou simplesmente não conseguem informar o cliente da maneira certa.
Como efeito colateral obtém um número insuficiente de informações, tendo sérios problemas posteriormente.
Lembre-se, tudo que envolver interação com pessoas nunca estará completamente no seu controle. Ou seja, o que envolve pessoas normalmente é o que costuma mais causar problemas.
A boa notícia é que uma vez que o seu radar esteja corretamente calibrado, você conseguirá facilmente antecipar e destruir estas fontes de problema.
É justamente aqui que entra a importância de você considerar todo processo de georreferenciamento como um míssil teleguiado, identificando e destruindo possíveis fontes de erro.
O grande objetivo é justamente este, destruir qualquer risco de erro ou fonte de atraso o mais rapidamente possível.
Desta maneira, na reunião com o cliente você estará com o radar ligado, buscando identificar fontes de erro.
Vamos evoluir etapa a etapa as fases de uma reunião perfeita, se informando e identificando as possíveis fontes de erro.
Etapa 1 – Se informando a respeito da situação cadastral do imóvel rural
Esta etapa normalmente é conhecida e respeitada pela maioria dos profissionais.
Ou seja, assim que o cliente diz sim, o mesmo busca se informar sobre o imóvel, descobrindo se o mesmo é formado por:
- 1 única matricula;
- Mais de uma matricula;
- 1 ou mais matriculas + área de posse;
- Somete por áreas de posse.
Isso é importante para que você entenda bem qual procedimento precisará adotar.
Por exemplo, se o imóvel rural é formado somente por áreas de posse, primeiramente será necessário regularizar o mesmo, para somente depois fazer-se o georreferenciamento dele.
Enfim, você precisa conhecer detalhadamente a situação do imóvel.
Se o mesmo for formado por mais de uma matricula, pergunte se o seu cliente quer unificar todas as áreas em um único Geo, ou se por enquanto quer fazer o Geo somente de uma ou de algumas matriculas.
Digo isso porque o seu cliente pode ter uma das propriedades penhorada, ou utilizar as propriedades para obter financiamentos juntamente a diferentes instituições financeiras.
Desta maneira, não é interessante para o mesmo fazer unificação das matriculas.
Etapa 2 – Obtendo dados a respeito do proprietário, da conjugue e do contratante
Uma vez que você tenha entendido bem a situação jurídica do imóvel, precisará pedir uma série de dados para o proprietário. Dados no caso:
- Dele, o proprietário (a);
- Do (a) conjugue;
- E do contratante, caso quem tenha contratado o serviço não seja o proprietário.
Vamos ver exatamente que dados que são estes.
1 - Dados do proprietário que você precisa pedir:
- Nome completo
- CPF
- RG
- Órgão emissor/UF
- Estado Civil
- Endereço
- Cidade
- Estado
- CEP
- Telefone
2 - Dados do conjugue:
- Nome
- CPF
- RG
- Órgão emisor/UF
Quanto aos dados do contratante, os mesmos são basicamente os mesmos do que os do proprietário.
Etapa 3 – Obtendo dados a respeito dos confrontantes
A terceira etapa consistirá em você obter o máximo de informações que conseguir sobre os confrontantes.
Pergunte para seu cliente:
- Quantos são?
- Se algum dos confrontantes mora em outro município ou em outro estado?
- Se existe algum confrontante com o qual o seu cliente não se acerte?
Enfim, o máximo de informações que você conseguir.
Isso porque, conforme informei anteriormente, o que mais causa problemas normalmente é o que envolve lidar com pessoas. Isso porque são coisas que não estão completamente no seu controle.
Ou seja, sempre que o seu cliente disser que um confrontante mora em outro local, ou que não se acerta com um confrontante...
Ligue seu radar, pois são situações que fazem o Geo parecer uma novela mexicana, com você tendo que procurar o confrontante diversas vezes.
No caso dos confrontantes que moram em outros locais, busque conseguir o número do telefone deles o mais rapidamente que conseguir, pois desta maneira você poderá aproveitar alguma vinda dos mesmos até a cidade.
Ou se for o caso, enviar a declaração de reconhecimento de limites pelos correios para eles.
Dados que você precisa obter dos confrontantes:
- Nome completo
- CPF
- RG
- Órgão emisor/UF
Etapa 4 – Obtendo dados a respeito do imóvel
A última das etapas da reunião com o cliente consistirá em você conseguir uma série de informações sobre a propriedade em si (situação física).
Aconselho que você abra o Google Earth e analise detalhadamente a mesma juntamente com o seu cliente.
Peça para o mesmo lhe mostrar:
- Os limites da propriedade;
- As mudanças de confrontação;
- A localização das diferentes matriculas.
Naturalmente, enquanto conversa com seu cliente, você cuidará uma série de outros fatores como:
- O tipo de vegetação existente no local;
- A topografia da propriedade;
- Qual o melhor local para a instalação do marco de base.
Enfim, cuide o máximo de coisas que puder e sempre que tiver alguma dúvida pergunte para o cliente.
Também aproveite e vetorize uma série de informações. Por exemplo:
- O limite da propriedade;
- As mudanças de confrontação;
- O acesso a propriedade.
Enfim, vetorize e anote tudo que você achar interessante. Posteriormente você pode imprimir a tela do Google Earth em uma folha A4 e levar a campo para se guiar.
Também aconselho que você coloque os dados em um GPS de navegação e que leve junto à campo. Ao agir desta maneira você não corre o risco de se perder.
Dados do imóvel que você precisa pedir para o proprietário
- Nome do imóvel:
- Município:
- Comarca:
- Cartório:
- Código SNCR:
- NIRF:
Mais algumas perguntas interessantes para você fazer para o proprietário
- Onde é o local?
- Há algum ponto de referência para localizar o imóvel?
- Qual a declividade do terreno? É plano?
- Como é o adensamento da vegetação? O local é limpo?
- Tamanho aproximado da área? (É o que consta na matricula?)
- Quanto as sagas e rios? O limite é pelo álveo do rio? O limite é por alguma cerca que costeia o rio? Onde que é?
Enfim, utilize sua criatividade, buscando obter o máximo de informações possíveis sobre a propriedade (situação física e jurídica), o proprietário, a conjugue e os confrontantes.
Ao mesmo tempo, busque identificar possíveis fontes de erros e de atrasos e busque eliminar as mesmas o mais rápido possível.
Lembre-se: quanto mais informações você tiver, menor serão seus riscos de cometer erros e de perder tempo e dinheiro.
Além disso, sempre que você tiver algum problema se pergunte:
O que eu deveria ter feito para identificar e eliminar este problema antes que o mesmo tivesse acontecido.
Desta maneira, sempre que você identificar alguma pergunta que deveria fazer na reunião com o cliente, adicione a mesma a seu script.