Sobreposição de área: 3 erros cometidos

Publicado por Adenilson Giovanini em

Se após a realização de um levantamento você estiver tendo problemas de sobreposição de área com um confrontante, isso significa que das 2 uma:

O seu levantamento ou o levantamento do outro profissional possui erros.

O problema é que quando se fala em sobreposição de áreas, eu vejo muitos profissionais agirem de maneira nada aconselhável.

Por causa disso, decidi escrever este artigo mostrando 3 erros cometidos pelos profissionais.

 

Sobreposição de área no georreferenciamento – Atitude errada 1 – Não procurar o outro profissional!

Sobreposição de área georreferenciada

Primeiramente, existem aqueles profissionais que nem chegam a procurar o outro profissional para tentar resolver o problema. Os mesmos encaminham logo um requerimento junto ao INCRA.

Ao fazerem isso os mesmos acabam se queimando junto aos outros profissionais de sua região.

O problema é que ninguém está livre de fazer um levantamento cuja acurácia fique fora dos limites aceitos pela legislação.

Com isso, no momento que este profissional tiver algum dado problemático, correrá o risco do outro profissional pagar com a mesma moeda, encaminhando um requerimento junto ao INCRA.

Sobreposição de área no georreferenciamento – Atitude errada 2 – Se recusar a colaborar com o outro profissional!

 Atitude errada 2 - Se rescusar a colaborar com o outro profissional

Já o segundo problema é que muitos profissionais se recusarem a colaborar com o outro profissional, disponibilizando seus dados para o mesmo.

Perceba que sempre que existir sobreposição de área, o procedimento padrão que deve você assumir é:

  • Verificar cuidadosamente se os seus dados estão certos;
  • Caso você tenha certeza que os seus dados estão certos, procurar o outro profissional falando a respeito do problema e pedir a ajuda do mesmo.

Caso o outro profissional se recuse a ajudar, dai sim você não terá outra solução a não ser encaminhar um requerimento junto ao INCRA, via SIGEF.

Sobreposição de área no georreferenciamento – Atitude errada 3 – Assumir que o profissional que levantou a primeira área está certo!

sobreposição de área no georreferenciamento - Atitude errada 3 - Assumir que o profissional que levantou a primeira área está certo

Perceba que não existe nenhum sentido em chegar-se a esta conclusão, pois qualquer um dos profissionais pode ter errado.

Enfim, quando existir sobreposição de área, você sempre deve primeiramente conferir e re-conferir os seus dados e somente depois, quando tiver certeza que seus dados estejam certos, entrar em contato com o outro profissional.

Por outro lado, sempre que outro profissional procurar você, colabore com o mesmo porque, desta maneira, o problema será resolvido mais facilmente e você não correrá o risco de levar uma notificação do INCRA.

Veja bem, colaborar não significa manipular os seus dados para ajudar o outro profissional. Isso é crime.

Eu digo isso porque já vi profissionais fazerem isso. O profissional, para não ter que voltar a campo, deu uma ajustada nos dados do seu levantamento.

O problema disso é que conforme os profissionais da área mesmo falam:

O profissionais do INCRA costumam não fazer auditoria… Até fazerem!

Alguns dias atrás mesmo eu estava conversando com um amigo e o mesmo relatou que um profissional do INCRA fez uma série de auditorias e que vários profissionais tiveram que refazer serviços que estavam problemáticos.

Lembre-se:

A responsabilidade pelos dados é sua!

Logo, mantenha todos seus dados e obedeça a legislação que você não terá problemas.

Colabore com os outros profissionais, porém jamais manipule os seus dados. Se o outro profissional faz serviço meia boca, inevitavelmente em algum momento a casa vai cair e o mesmo será pego.

O problema é que ao você tentar ajudar o mesmo, esta correndo o risco de levar uma notificação do INCRA e talvez até de ter seu credenciamento congelado por algum tempo.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.