Sobreposição de área georreferenciada. 3 erros cometidos pelos profissionais?

sobreposição de área georreferenciada
Se após a realização de um levantamento você estiver tendo problemas de sobreposição de área com um confrontante, isso significa que das 2 uma:

"O seu levantamento ou o levantamento do outro profissional possui erros."

O problema é que quando se fala em sobreposição de áreas, eu vejo muitos profissionais agirem de maneira nada aconselhável.

Por causa disso decidi escrever este artigo mostrando 3 erros cometidos pelos profissionais

 

sobreposição de área no georreferenciamento - Atitude errada 1 - Não procurar o outro profissional!

Primeiramente, existem aqueles profissionais que nem chegam a procurar o outro profissional para tentar resolver o problema. Os mesmos encaminham logo um requerimento junto ao INCRA. 

Ao fazerem isso os mesmos acabam se queimando junto aos outros profissionais de sua região. 

O problema é que ninguém está livre de fazer um levantamento cuja acurácia fique fora dos limites aceitos pela legislação. 

Com isso, no momento que este profissional tiver algum dado problemático, correrá o risco do outro profissional pagar na mesma moeda, encaminhando um requerimento junto ao INCRA.



sobreposição de área no georreferenciamento - Atitude errada 2 - Se rescusar a colaborar com o outro profissional!

Já o segundo problema é que muitos profissionais se recusarem a colaborar com o outro profissional, disponibilizando seus dados para o mesmo.

Perceba que sempre que existir sobreposição de área, o procedimento padrão que deve você assumir é:

  • Verificar cuidadosamente se os seus dados estão certos;
  • Caso você tenha certeza que os seus dados estão certos, procurar o outro profissional falando a respeito do problema e, pedir a ajuda do mesmo.
Caso o outro profissional se recuse a ajudar, dai sim você não terá outra solução a não ser encaminhar um requerimento junto ao INCRA, via SIGEF.



sobreposição de área no georreferenciamento - Atitude errada 3 - Assumir que o profissional que levantou a primeira área está certo!

Perceba que não existe nenhum sentido em chegar-se a esta conclusão, pois qualquer um dos profissionais pode ter errado.

Enfim, quando existir sobreposição de área, você sempre deve primeiramente conferir e re-conferir os seus dados e somente depois, quando tiver certeza que seus dados estejam certos, entrar em contato com o outro profissional.

Por outro lado, sempre que outro profissional procurar você, colabore com o mesmo porque desta maneira o problema será resolvido mais facilmente e você não correrá o risco de levar uma notificação do INCRA.

Veja bem, colaborar não significa manipular os seus dados para ajudar o outro profissional. Isso é crime.

Eu digo isso porque já vi profissionais fazerem isso. O profissional, para não ter que voltar a campo, deu uma ajustada nos dados do seu levantamento.

O problema disso é que conforme os profissionais da área mesmo falam:

"O profissionais do INCRA costumam não fazer auditoria... Até fazerem!"

Alguns dias atrás mesmo eu estava conversando com um amigo e o mesmo relatou que um profissional do INCRA fez uma série de auditorias e que vários profissionais tiveram que refazer serviços que estavam problemáticos. 

Lembre-se:

"A responsabilidade pelos dados é sua!"

Logo, mantenha todos seus dados e obedeça a legislação que você não terá problemas.

Colabore com os outros profissionais, porém jamais manipule os seus dados. Se o outro profissional faz serviço meia-boca, inevitavelmente em algum momento a casa vai cair e o mesmo será pego. 

O problema é que ao você tentar ajudar o mesmo, esta correndo o risco de levar uma notificação do INCRA e talvez até de ter seu credenciamento congelado por algum tempo.



Que tal obter uma tonelada de conhecimentos e passar a prestar serviços de georreferenciamento com segurança?



Eu não sei se você sabe, mas possuo um Minicurso 100% grátis e 100% online de Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

É uma semana de imersão que costuma acontecer 2 ou 3 vezes por ano. Durante a mesma eu passo centenas de conhecimentos, dicas e sacadas geniais trazidas diretamente do dia a dia dos escritórios da área.

Se você quer aprender o Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática, obtendo a segurança do conhecimento, passando a prestar serviços e com isso turbinar seus lucros este minicurso é para você.

 Para juntar-se a um seleto grupo de profissionais e participar da próxima edição do minicurso é só clicar neste link.



...



E finalmente, se você quer dominar de uma vez por todas a legislação cadastral, aprendendo a produzir as diferentes peças técnicas necessárias, eu tenho uma ótima notícia para você.

Me refiro ao treinamento Legislação Cadastral na Prática. O valor normal do mesmo é R$ 397,00 reais. Porém eu estou com uma promoção especial. Se você adquirir o treinamento hoje, pagará somente 97 reais. Isso mesmo, é 67% OFF.

Para conhecer a estrutura do treinamento, os 7 bônus extras disponibilizados juntamente com o mesmo e garantir sua vaga no lote promocional, é só clicar no banner abaixo:


 Legislação cadastral 

É isso por este artigo, se o mesmo foi útil para você compartilhe ele com seus amigos e deixe seu comentário na área de comentários existente aqui embaixo.  Eu tive que estudar bastante para obter estes conhecimentos e estou compartilhando os mesmos gratuitamente com você.  
About The Author

Adenilson Giovanini

Especialista em Geotecnologias, Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.