SIGEF INCRA: Como a Área é Calculada?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Uma das principais dúvidas sobre o funcionamento do SIGEF INCRA é a respeito de como que a área é calculada.

E você sabe como que este cálculo é feito?

Sabe como fazer a transformação dos dados para que os mesmos fiquem de acordo com as exigências do SIGEF?

Sabe como configurar a planilha ods?

Neste artigo eu irei responder estas dúvidas. Porém, antes disso, deixe-me lhe indicar outros 2 artigos brilhantes sobre georreferenciamento de imóveis rurais. São eles:

> Incra georreferenciamento. 6 dúvidas cabeludas respondidas…
> Georreferenciamento de imóveis: Descubra quais são as 4 simples etapas…

Para que você entenda como que a área é calculada pelo SIGEF, eu terei que primeiramente fazer uma introdução ao problema do calculo de área. Isso porque somente assim conseguirei explicar como que o calculo da mesma é feito.

 

SIGEF INCRA e o problema do cálculo da área

sigef incra - o problema do cálçulo de área
O calculo da área é um problema difícil de ser solucionado. Isso porque o planeta não é um plano, mas sim um elipsoide.

Perceba que para que a área seja calculada, a terra precisa ser achatada, levando-se a mesma para o plano. O problema é que isso causa distorções, sendo que todo método de projeção dos dados irá distorcer áreas e ângulo ou ambos.

Por causa disso, existem diferentes projeções cartográficas.

Com isso, dependendo da aplicação, determinada projeção será a mais indicada. Entre todas as projeções, a que preserva ângulos, distorcendo muito pouco as áreas desde que os limites dos fusos seja respeitados é a projeção de mercator (projeção utm).

Por causa disso, a mesmo é amplamente utilizada.

 

Entendendo como que o SIGEF INCRA calcula a área

como que o sigef incra calcula a área

O problema é que na projeção UTM, mesmo a distorção sendo pequena, ela existe, sendo que o SIGEF não pode utilizar a mesma para o calculo de áreas. A solução encontrada foi a utilização do plano topográfico local.

O mesmo é um plano de aproximadamente 50 km². Em áreas com até este tamanho, a influência da curvatura da terra é mínima, sendo este o motivo que levou o sigef incra a adotar este plano.

O problema é que ao adotar o plano topográfico local para o calculo de área, o SIGEF perde sua maior característica que é a capacidade de geoespacialização dos dados.

A solução encontrada para este problema é a importação dos dados para o SIGEF em coordenadas geográficas ou UTM. Com isso, as coordenadas inseridas na planilha ods devem estar em uma destas configurações, no datum SIRGAS 2000, época 4.

Ao adotar-se este procedimento, a capacidade de geoespacialização dos dados é mantida. No entanto, para a geração da planta e do memorial descritivo, o SIGEF transforma os dados para o plano topográfico local.

Ao adotar este procedimento, ambos os problemas, geoespacialização dos dados e cálculo da área são resolvidos.

Outro sim, quando se fala em cálculo de área existem algumas dúvidas que são bem comuns em relação ao assunto. Por exemplo, como que o receptor deve estar configurado?

A resposta para esta dúvida é bem simples, o receptor deve estar configurado preferencialmente para a obtenção dos dados em coordenadas sirgas 2000 geográficas. Isso pela necessidade de processamento e ajustamento dos dados.

Além disso, na hora de importar os dados para a planilha ods, você precisa informar se os dados estão em coordenadas geográficas ou UTM. Neste artigo eu mostrei de maneira passo a passo como preencher a planilha ods.

No vídeo abaixo eu passo mais algumas dicas a respeito de como o SIGEF INCRA calcula a área.

É isso por este artigo. Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.