DGPS: o que é e como funciona este método?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Uma dúvida comum entre os profissionais que trabalham com topografia e georreferenciamento de imóveis rurais é quanto a utilização do método DGPS.

Por causa disso, decidi produzir um artigo sobre esta temática. No mesmo eu irei mostrar:

  • Exatamente o que é e como funciona o Método DGPS?
  • Qual a acurácia do mesmo?
  • O método DGPS pode ser utilizado no georreferenciamento de imóveis rurais?

Antes de irmos ao artigo propriamente dito, deixe-me lhe indicar outros 2 artigos sobre o posicionamento pelo GNSS que podem ser de seu interesse. São eles:

> GPS geodésico não rastreia satélites: como proceder?

> Levantamento topográfico – Qual o melhor GPS?

Entendendo o método DGPS

entendendo o método DGPS

O método DGPS, cuja sigla significa gps diferencial é utilizado com intuito de corrigir os diferentes erros inerentes ao posicionamento pelo GNSS.

O funcionamento do mesmo é muito parecido com o funcionamento do método RTK. Isso porque ambos os métodos utilizam um receptor de base instalado sobre um ponto de coordenadas ajustadas e outro receptor rover, com o receptor base corrigindo as coordenadas do rover.

A grande diferença se encontra no método utilizado para a determinação da distância, pois o método RTK utiliza a fase da onda portadora, enquanto que o método dgps utiliza a pseudodistância.

Utilizar a fase da onda portadora significa que a medida utilizada é o tempo que determinada fase de uma onda leva para se deslocar da base até o rover.

A pseudodistância, por outro lado, é a distância média entre a base e o rover. A diferença entre os 2 métodos de correção pode ser vista na imagem abaixo onde que o n é a pseudodistância.
fase da onda portadora e pseudodistância no dpgs

Com isso, enquanto que o método rtk consegue uma acurácia centimétrica, a acurácia gerada pelo método dgps normalmente fica no entorno de 1 a 1,5 metros.

Na realidade, dependendo das correções utilizadas esta acurácia pode chegar a 30 cm. Porém, os receptores existentes no mercado, normalmente possibilitam a obtenção de uma acurácia que fica no entorno de 60 cm a 1 metro.

O método DGPS pode ser utilizado no georreferenciamento de imóveis rurais?

método DGPS no georreferenciamento de imóveis rurais

A resposta é sim, porém não para todos os tipos de pontos.

Se levarmos em consideração a acurácia possibilitada pelos receptores dgps e a acurácia necessária para os diferentes tipos de pontos de um processo de georreferenciamento de imóveis rurais, perceberemos que o método dgps não tem como ser utilizado para o levantamento de dados de pontos do tipo M.

Isso porque a acurácia de pontos do tipo M deve ser melhor do que 0,5 metros.

Por outro lado, nada impede a utilização desse método para o levantamento de dados do tipo P, cuja acurácia exigida é de 3 metros e, para o levantamento de dados do tipo V, cuja acurácia exigida é de 7,5 metros.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.