Os 4 fatores que fazem o cliente comprar de você e não do seu concorrente

atrair clientes
Você gostaria de ver seu negócio prosperar rapidamente tendo mais clientes até mesmo do que você consegue dar conta?

Imagine-se você tendo isso, imagine-se você com um negócio prospero e obtendo reconhecimento profissional.

Isso seria maravilhoso você não acha?

Neste artigo eu vou revelar para você os 4 fatores que fazem o cliente comprar de você e não do seu concorrente. Ao saber isso você terá uma espécie de poder em suas mãos.

E você já parou para pensar porque que as pessoas decidem-se a comprar de um estabelecimento comercial e não de outro?

E se eu te dissesse que existem apenas 4 fatores que são responsáveis por mais de 90% das decisões de compra. 

isso mesmo, eu disse por mais de 90% das decisões de compra!

Estes fatores são conhecidos como fatores de atratividade e são a base do geomarketing.

Seguem os mesmos.

  

Primeiro fator de atratividade - Localização

localizaçãoNão existe nenhum fator de atratividade mais forte do que a localização. Vamos fazer uma comparação que você vai entender o porque disso. Para isso vamos pegar um ponto comercial de venda de sorvetes do Mc'donalds em um shopping center e comparar com uma venda situada na zona rural de um município de pequeno porte.

Enquanto o ponto comercial do Mcdonalds vende milhares de itens por dia a venda de interior se duvidar não é capaz de vender nem se quer 1.000 itens por ano.

Perceba que a escolha do local de seu negócio é algo que você deve fazer calmamente.

 

Segundo fator de atratividade - Qualidade no atendimento ao cliente

atendimento ao cliente

 Este é o segundo maior fator de atratividade de um negócio. Como na maioria dos casos a localização não pode ser escolhida este acaba virando o primeiro dos fatores no qual o empresário pode interferir.

Sua missão é deixar seus clientes de queixo caído. Eleve a qualidade de seu atendimento ao cliente ao estado da arte fazendo-o dizer UALLLLL.

Tenha em mente que se o cliente não confiar em você será extremamente complicado conseguir vender para ele.

A própria palavra Vende(dor) mostra porque o cliente hesita tanto e sente um nó no estomago quando vê um vendedor. Ele pensa:

"Lá vem mais um mala tentando me vender algo!"

A sua missão é quebrar esta barreira abordando-o de maneira genial, identificando a dor ou prazer para a qual ele busca solução, criando um momento especial e fazendo-o confiar em você.

Na realidade o "real motivo" pelo qual ele quer seu serviço ou produto nunca será o serviço em si mas sim a dor que será sanada ou a solução para o prazer que ele busca.

Por exemplo:

O seu cliente não quer pagar por um Licenciamento Ambiental de um posto de combustíveis mas quer ter seu próprio negócio, fazendo vendas e ganhando dinheiro.

É essencial que você através de perguntas inteligentes identifique o motivo que levou o cliente a te procurar e que adapte seu dialogo mostrando os benefícios que o mesmo obterá com a prestação do serviço.

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Além disso, eu vejo muitos profissionais investindo toneladas de dinheiro para conseguir fazer o cliente ir até o negócio dele. O problema é que quando o cliente chega, recebe um atendimento de péssima qualidade.

 Isto é a mesma coisa que pegar um punhado de notas de cem e queimar na frente de seus colaboradores, pois a qualidade no atendimento é o segundo maior fator de atratividade e o melhor, depende somente de você.

 

Terceiro fator de atratividade - Número de itens

número de itens

Quanto mais itens seu negócio tiver mais atraente o mesmo se tornará.

No caso de empresas que prestam serviços busque oferecer um mix de serviços que sanem o maior número possível de dores do seu público alvo.

Dados estatísticos mostram que fazer a segunda venda é 17 vezes mais fácil do que fazer a primeira, pois se o serviço que você presta possui uma qualidade superior provavelmente o cliente ficará feliz com o resultado obtido.

Perceba que você precisa focar na segunda, terceira e demais vendas tendo um mix de serviços complementares que sanem o maior número possível de dores do seu público alvo fazendo ocorrer a recorrência de compras.

 

Quarto fator de atratividade - Tamanho da fachada da empresa

fachada da empresa

Quanto maior a fachada de sua empresa mais clientes a mesma atrairá.

Se você souber trabalhar com estes fatores oferecendo um atendimento excepcional, caprichando na fachada de sua empresa e na quantidade de itens com certeza você verá seu negócio cheio de clientes e obterá uma rajada de vendas.

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About The Author

Adenilson Giovanini

Especialista em Geotecnologias, Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.