i3geo incra: visualizar imóveis georreferenciados?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Como você deve saber, a ferramenta i3geo incra possibilita visualizar-se todos os imóveis georreferenciados do pais no i3geo.

Tal ferramenta pode ser acessada através do site acervo fundiário, porém antes de você acessar a mesma, eu quero te ensinar a fazer uma conexão WMS e a visualizar os imóveis georreferenciados no QGIS.

Na realidade, você pode utilizar o mesmo procedimento para visualizar os imóveis georreferenciados no ArcGIS, caso deseje.

E qual a vantagem de fazer-se isso?

Simples, a partir do momento que você consegue visualizar os dados georreferenciados em um ambiente SIG, conseguirá importar os dados obtidos a campo para o mesmo e verificar se existe ou não sobreposição de dados.

Neste artigo você aprenderá como fazer a conexão do aplicativo i3geo incra com o QGIS via WMS.

Antes disso deixe-me lhe indicar a leitura de outros 2 artigos geniais sobre Georreferenciamento de Imóveis rurais. São eles:

> Levantamento topográfico – Qual o melhor GPS?

> incra georreferenciamento. 6 dúvidas cabeludas respondidas!

Conectando a base de dados I3geo incra ao QGIS

O primeiro passo para conectar a base de dados I3geo incra ao QGIS ou ArcGIS é acessar o site acervo fundiário, através deste link.

Você verificará que o mesmo possui várias seções. Caso deseje conhecer as mesmas sinta-se a vontade. Porém uma vez feito isso, selecione a opção i3geo incra.

Acessando o i3geo incra

 

Uma vez que você tenha acessado o i3geo incra, abra o QGIS para que possamos começar a conexão. Assim que o QGIS estiver aberto, selecione a opção mostrada na imagem abaixo:

adicionar camada wms

 

Se abrirá um menu flutuante, no mesmo selecione a opção novo.
Criando nova conexão i3geo incra qgis

 

No novo menu flutuante que se abrir, dê um nome para a conexão criada.
nomeando a conexão i3geo incra

 

Navegue até o site do i3geo incra e uma vez no mesmo, selecione a opção catálogo e espere um pouco, pois o site irá demorar um tempo razoável para ser carregado.
Guia catálogo

 

No meu caso, irei selecionar todas as categorias de imóveis certificados do Rio Grande do Sul. Para isso, é só navegar até o nome do estado e abrir a pasta referente ao mesmo.

Irá demorar alguns segundos para que as feições seja carregadas. Veja o detalhe na imagem abaixo. Perceba que os imóveis aparecem no ambiente de visualização dos dados.

i3geo incra - Imóveis georreferenciados do Rio Grande do Sul

 

Assim que as mesmas tiverem sido carregadas, copie o link de conexão.

Uma vez que você tenha carregado as feições de interesse, na guia arquivo, clique em converter “converter em WMS e WMC”.

 

i3geo incra - convertendo dados para wms

 

Copie o link WMS, conforme é mostrado na imagem abaixo.

link de conexão

 

Uma vez feito isso, é só colar o link no QGIS.
inserindo link no qgis

 

O próximo passo para conectar o i3geo incra ao qgis é só clicar no botão ok e no menu flutuante principal, selecionar a opção conectar.
i3geo incra - estabelecendo conexão wms

 

Perceba na imagem acima que as opções “usar titulo para nome da camada” e “Apenas selecionar feições que se sobrepõem na medida vista” estão selecionadas. Tome sempre o cuidado de selecionar as mesmas.

O próximo passo é na parte inferior do menu flutuante, clicar na opção “mudança” para mudar o sistema de referência ativo.

Mudando sistema de referência

 

Se abrirá um outro menu flutuante, no mesmo selecione a opção wgs 84 ou a opção que você desejar levando em consideração o sistema no qual os seus dados estão.

Caso seja a primeira vez que você utiliza o qgis, você terá que procurar o sistema de referência desejado.

 

i3geo incra - selecionando a opção wgs 84

 

Uma vez que você tenha selecionado o sistema de referência é só clicar em ok e posteriormente em “Adicionar” no menu flutuante principal que a camada WMS será adicionada ao QGIS.

Uma vez feito isso, os imóveis georreferenciados serão carregados no qgis.

Imóveis georreferenciados

 

A grande vantagem da utilização de uma conexão WMS é que toda vez que você ativar a conexão, a mesma buscará no I3geo incra os últimos imóveis que foram georreferenciados. Ou seja, sempre estará atualizada.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.