Hipsometria: o que é e para que serve?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A hipsometria é uma técnica que possibilita a representação da elevação de um terreno em um mapa topográfico através de uma variação de cores.

Na mesma, normalmente se utiliza uma graduação que vai de uma cor mais quente para uma cor mais fria, de certa maneira que os locais de maior altitude possuem cores mais quentes e os locais de menores altitudes possuem cores mais frias.

A graduação de cores mais utilizada na hipsometria é a que utiliza a cor verde que é utilizada para os locais de menor altitude passando pela cor amarela, até chegar na cor vermelha que é atribuída a lugares de maior altitude.

Veja um exemplo de mapa hipsométrico na imagem abaixo:

hipsometria - mapa hipsométrico do brasil

Você pode utilizar a mesma técnica para a representação do relevo do oceano através da produção de cartas batimétricas.

Aplicações da hipsometria

Hipsometria - Mapa hipsométrico do estado de alagoas A utilização da hipsometria possibilita a identificação de fenômenos que acontecem em determinado local.

Para isso, faz-se necessária a associação da mesma a outras variáveis e elementos naturais, tais como:

  • Posição geográfica;
  • Deslocamento de ventos e,
  • Ação das correntes marinhas, entre outros.

Isso é possível por causa da existência de correlação na variação espacial destes elementos.

Por exemplo, quanto maior a altitude, menor a temperatura local e vice-versa. Ou seja, são variáveis diretamente relacionadas.

Outro exemplo é a existência de uma cordilheira ou cadeia de montanhas que barra a ação de ventos úmidos, fazendo com que a chuva se acumule em uma das faces.

Como consequência, existirá uma região desértica do outro lado da cadeia de montanhas.

Quando utilizar a hipsometria?

Hipsometria - classes hipsométricas A hipsometria deve ser utilizada em área mais amplas (mapas de pequena escala).

Em mapas de maior escala, ou seja, que representam áreas menores, o mais aconselhável é a representação da altitude por meio de curvas de nível.

No caso, uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une pontos de igual altitude.

Espero que você tenha gostado do artigo.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.