Como tornar-se mais produtivo e assassinar distrações!

Publicado por Adenilson Giovanini em

Você se sente em pânico diante da enorme quantidade de serviço e sente que o seu dia precisaria ter 48 horas para você conseguir terminar suas tarefas?

Sente-se cansado o dia inteiro e sua produtividade te deixa decepcionado!

Ou talvez queira simplesmente elevar sua produtividade!

E se você pudesse fazer isso?

E se você pudesse fazer o dobro de tarefas na metade do tempo?

E se pudesse terminar mais projetos e ter mais tempo livre?

Isso seria maravilhoso não é verdade?!

Imagine-se você conseguindo isso!

Imagine-se obtendo uma produtividade épica, tendo mais tempo livre, conseguindo terminar muito mais projetos e ganhando mais dinheiro!

Você quer isso?

Então leia este artigo até o final porque você passará a fazer parte de um seleto grupo de profissionais hiper-produtivos!

 

A falsa produtividade!

falsa produtividade

Muitos profissionais sentam em suas cadeiras, abrem um aplicativo ou aplicam uma regra do tipo a cada 30 minutos de trabalho descansar 5 minutos e acreditam que estão sendo produtivos.

Isso não tem nada a ver com produtividade porque produtividade é muito mais do que isso. Produtividade é um estilo de vida!

Imagine a seguinte situação:

 

Pedro chega em casa as 5 da manhã, as 8 vai para o escritório, abre um aplicativo e começa seu dia de trabalho super produtivo.

 

Você acha mesmo que o dia dele vai ser produtivo?

Perceba que de nada adianta utilizar um aplicativo se você está com sua natureza alterada.

Resumindo, para ter uma produtividade épica você deve ter o estilo de vida de uma pessoa altamente produtiva. Para isso existem 7 pontos principais seguidos por atletas olímpicos e por adeptos da alta performance que você deve cuidar. São eles:

  • Prosperidade nutricional;
  • Descanso;
  • Atividade física;
  • Repouso
  • Contato com a natureza;
  • Silêncio
  • Afeto.

A partir de agora eu vou abrir meu baú do tesouro e compartilhar com você alguns conhecimentos que obtive convivendo com pessoas extraordinárias. Eu mesmo sou um adepto da alta performance e possuo uma série de rituais matinais e noturnos que elevam minha produtividade a níveis épicos.

 

Afeto

afeto

O meu corpo é o meu templo. Esta é uma frase que eu seguidamente me falo. Nós como seres humanos somos corpo, mente e alma. Nosso corpo e nossa alma precisam estar nutridos.

Você irá nutrir o seu corpo através da alimentação correta, a sua alma por outro lado precisa ser nutrida com afeto.

Afeto significa estar com as pessoas, significa brincar com seus filhos, abraçar eles e dizer que os ama.

Significa fazer amor com seu conjugue e ter momentos especiais com esta pessoa.

Eu sei que das vezes é difícil expressar afeto, isso porque nós somos treinados para não expressarmos nossos sentimentos. O problema é que isso é catastrófico para nossa alma.

Eu mesmo, desde que aprendi isso com um dos meus mentores levei muito tempo para deglutir a ideia. Confesso que nunca tinha dito, pelo menos não depois de grande que amava meu pai e somente depois de muito tempo consegui fazer isso.

Uma coisa eu posso lhe dizer, não existe nada melhor do que você dizer para uma pessoa que a ama, e quando falo isso não estou falando apenas da pessoa amada, estou falando da família como um todo.

E você quando foi a última vez que disse para seus pais e para seus filhos que ama eles?

Prêmios e bônus nós devemos guardar para nossos colaboradores, para a família nós devemos dar afeto.

 

Eu posso garantir que seu filho ficará muito mais feliz se escutar de você que você o ama e que se importa com ele do que se você der um presente para ele.

 

Quantos lares já foram terrivelmente arrasados pela falta de afeto, quantos casamentos amargamente destruídos pela falta de um “eu te amo“.

Entenda: Prosperidade é dar e receber! Perceba que nós queremos receber mas não queremos dar. Se você quer que o seu filho, que sua esposa, que seus pais falem que te amam que tal você dar o primeiro passo?

Não teve satisfação maior do que o dia em que eu disse para o meu pai que eu o amo. Aquele dia eu e ele chorramos abraçados. Foi um chorro de felicidade, um choro de gratidão, um choro de amor.

infelizmente eu tive que esperar ele ter um principio de AVC para fazer isso. Depois daquele dia nos tornamos muito mais próximos.

E você o que está esperando para demostrar o seu afeto?

Se você quer que as pessoas lhe demonstrem afeto porque é que você não dá o primeiro passo?

E saiba que sim, que o afeto tem um grande impacto na sua produtividade, pois o mesmo trás a sensação de realização e principalmente de que somos amados. Não existe nada melhor do que isso, do que saber que existem pessoas que te amam, que quando você chegar em caso o seu filho virá correndo, te abraçará e dirá isso:

“Pai, eu te amo!”

Que sua mulher soltará um sorriso de alegria.

Repito: Prosperidade é dar e receber. Se você quer sentir-se amado e prospero deve dar o primeiro passo!

 

Prosperidade nutricional

prosperidade nutricional

Nós somos o que comemos. Desta maneira, para sermos hiper-produtivos precisamos nos alimentar com super-alimentos. Isso porque a má alimentação faz com que nos sintamos cansados e isso detona nossa produtividade.

Perceba que se você não pega muito campo e se alimenta com produtos ricos em amido, que este amido terá que ir para algum lugar. Isso porque amido é praticamente só energia. Desta maneira tome certo cuidado com alimentos como massas, doces, bolachas, mandioca, batata, pizza e todo qualquer outro alimento que tenha muito amido.

Isso sem falar dos refrigerantes que são verdadeiras bombas calóricas.

Eu preciso que você saiba que a alimentação é um vício e talvez seja até pior do que o álcool e do que o cigarro. Se você consome muitos produtos ricos em gordura e em açúcar e resolver tentar parar de consumir os mesmos de uma hora para a outra a experiência será traumática e você será vencido.

A minha dica é que ao invés de substituir você adicione os super alimentos a sua alimentação. Isso mesmo, adicione e vá substituindo pouco a pouco.

Além disso tome cuidado com os hábitos. Eu mesmo, costumava sempre que ia olhar um filme comer uma bacia cheia de pipoca com chocolate. Com o tempo o filme acabou mais virando a desculpa para o “festival da doçura“.

O nosso cérebro consome muita energia sendo que muitas vezes, de noite sentimos vontade de comer algum alimento com muito açúcar justamente por causa disso. Uma boa opção é tentar substituir por algum outro alimento como, por exemplo, pelo caldo de cana.

E quais alimentos que você deve consumir?

Simples, frutas, saladas e verduras.

Alguns exemplos de ótimos alimentos são:

Couve-flor, brócolis, abobrinha, quiabo, aspargo, rúcula, abacate, coco, ovos, feijão, peixes, frutas.

Daqui a pouco eu vou compartilhar meus rituais de alta performance com você e te passarei mais algumas dicas sobre o assunto. Por enquanto eu preciso que você saiba que a ideia é você acrescentar aos poucos estes alimentos a sua alimentação.

Perceba que com isso você estará adicionando os macronutrientes, micronutrientes e ácidos graxos essenciais. Com isso seu corpo estará nutrido o que fará sua produtividade aumentar.

Além disso, a gordura não é exatamente uma inimiga. A chegada do óleo de soja fez a mídia bater muito em cima da banha e criar um mito de que gordura é algo ruim, porém a gordura encontrada em alimentos naturais não é ruim. O que é ruim é a gordura dos alimentos modificados.

Se alimentar de frutas e grãos gordurosos foi muito importante para a evolução humana. Foi muito depois que surgiram alimentos como o trigo, a mandioca e a batata que são alimentos que são formados em sua essência por energia.

Entenda: o corpo humano consegue produzir energia de praticamente qualquer outra fonte de alimentação. Não tem porque você consumir produtos ricos em amido.

Comer muitos panifícios, massa, mandioca, batata e outros alimentos ricos em amido é bom se você gasta 3.000 a 5.000 calorias por dia. Se este não for o seu caso, provavelmente você acabou de descobrir o motivo destas gordurinhas que estão aparecendo onde não deveriam.

E você achando que a única culpada era a cervejinha do final de semana!

O consumo de óleo natural quando feito de maneira moderada sempre será bem vindo. Da mesma maneira que alguns alimentos que possuem naturalmente tal olho, como o abacate, o coco e o peixe.

 

Atividade física

atividade fisica

Sim, a atividade física é outro fator importantíssimo para a hiper-produtividade. Nós evoluímos nos movimentando muito, quer fosse para a caça de animais, quer fosse para atividades agrícolas ou outras. Nosso corpo não foi feito para ficar o dia inteiro sentado em uma cadeira.

Desta maneira se você não pratica exercícios físicos, pense seriamente em ir a academia.

O segundo tipo de atividade física necessária é a atividade mental, isso mesmo, lembre-se, corpo de atleta e mente de monge. Desta maneira você precisa ler um bom livro para fazer seu cérebro se exercitar.

 

Repouso

repouso

O nosso corpo e a nossa mente precisam descansar. O descanso do corpo você conseguirá através de uma boa noite de sono. Isso significa dormir o número de horas necessárias, nem menos e nem mais.

Isso mesmo, dormir mais do que o necessário também é ruim, e fará você se sentir “como a bela adormecida“, que se espreguiça a toda hora e só quer ficar na cama.

Já o descanso da mente, este é conseguido através da meditação. A meditação é uma arte milenar praticada pelos monges budistas e como tal é altamente eficaz.

Eu confesso que eu já tive uma doença chamada de síndrome do pensamento acelerado onde que meu pensamento sempre estava no futuro. Com isso eu ficava o dia inteiro pensando no futuro e não focava na ação.

Isso sem falar que eu deitava na cama e os pensamentos não me deixavam dormir, eu ia até as 2, 3 da manhã de vigia. Eu sou muito grato a meditação, pois com ela eu não só curei esta doença terrível como também consegui uma incrível sensação de calma e de paz.

Você sabe quando a ansiedade toma conta de você, muitas pessoas inclusive vivem essa situação 24 horas por dia. As mesmas enquanto estão no trabalho estão pensando no laser e quando estão tendo laser pensam no trabalho.

Isso sem falar da angustia que faz com que você entre em uma especie de estado de “zumbização” sendo que você não consegue nem mesmo tirar alguns minutos para planejar o seu negócio.

Isso acontecia muito comigo, eu estava trabalhando porém quando parava a ansiedade era tão grande que eu não conseguia parar para pensar no meu negócio. Sabe aquele aperto no peito e aquela sensação de vazio no estomago? É disso que eu estou falando.

A meditação possibilitou que eu domasse a ansiedade e muito mais do que isso, com que eu me tornasse uno. Desta maneira, por exemplo, enquanto estou escrevendo este artigo, eu não estou pensando em outra coisa, meu foco está 100% na escrita do artigo. Faz mais de uma hora que estou escrevendo ele e quanto mais escrevo mais quero continuar escrevendo, estou em estado de flow.

Quando eu falar sobre meus rituais falarei um pouco mais sobre a meditação e sua importância.

 

Contato com a natureza

contato com a natureza

Nosso corpo também precisa de contato com a natureza, isso significa passear de vez em quando em meio a lugares legais.

Significa também pegar sol, isso mesmo você precisa pegar no mínimo 10 minutos de sol por dia pois isso ajuda na produção de vitamina D e muito mais do que isso, o nosso cérebro precisa de sol, não só para a correta identificação do ciclo vespasiano (diferença do dia e da noite) mas também para absorver energia infravermelha.

Lembre-se, nós evoluímos na natureza sendo normal o contato solar.

 

Silêncio

Esta é outra coisa da qual nós precisamos. A meditação ajuda muito neste processo.

São basicamente estas as coisas que o nosso corpo, o nosso cérebro e a nossa alma precisam.

Eu sei que talvez pareça muita coisa porém se você dedicar-se os frutos colhidos serão muitos, isso porque você irá elevar radicalmente sua produtividade. Você também se sentirá muito mais energizado e será muito mais focado.

Cuidado: algo importante é que você não trate isso como algo que você tenha que fazer imediatamente, considere uma busca constante pelo estado da arte onde você busca constantemente evoluir. lembre-se, mais importante do que agir freneticamente é dar um passo a cada dia e manter-se focado.

 

 

CONHEÇA MEUS TREINAMENTOS

 

Está gostando do artigo? Tire um minuto do seu tempo para conhecer os treinamentos que possuo. São treinamentos 100% práticos que ajudarão você a obter os conhecimentos que precisa rapidamente e sem sofrimento.

Clique aqui e conheça

 

 

Ritual matinal

ritual matinal

Existe algo em comum entre 90% das pessoas de sucesso, as mesmas possuem rituais, tanto matinais como noturnos. Estes rituais variam de uma pessoa para a outra sendo que a única atividade praticada por 80% das mesmas é a meditação.

Eu mesmo possuo uma série de rituais. Eu chamo eles de rituais porque são coisas que faço todos os dias. Bom, na realidade sempre que é possível, pois em alguns dias simplesmente não tem como.

Vou compartilhar com você o meu ritual matinal. O grande objetivo deste ritual é obter algumas pequenas vitórias, o que fará com que você se sinta realizado e com muita mais energia para encarar o dia. É incrível o quanto que estas atividades podem tornar o seu dia mais produtivo.

Não tenha este ritual como algo fixo, eu mesmo já mudei o meu ritual mtinal algumas vezes. Você deve adicionar as atividades que considera importante para você.

Segue um resumo meu ritual matinal na sequência de atividades:

    • Arrumar a cama;

 

    • Tomar um banho quente/frio. isso mesmo, a ideia é primeiramente utilizar a água quente e posteriormente a água fria por no mínimo 30 a 60 segundos. Eu costumo me banhar por pelo menos 90 segundos na água fria. Isso vai fazer com que você se sinta energizado, também fara com que o sangue flua da periferia para o interior do corpo rapidamente o que ajuda na limpeza de veias e artérias;

 

    • Sorrir por 1 minuto. Isso produz hormônios e neuro-hormônios que me colocam em um estado de equilíbrio. Eu aconselho fortemente que você estude sobre a felicidade porque as pessoas querem ser feliz mas não entendem como a felicidade funciona.

 

    • Tomar um copo de água com o suco de um limão e esperar no mínimo 20 minutos para tomar o café da manhã para o liquido ser absorvido. Normalmente durante este tempo respondo emails ou inicio alguma tarefa. Tomar água com limão de manhã combate os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelo aumento do risco de câncer;

 

    • Comer 2 ou 3 ovos fritos (detalhe sem sal pois o sal em excesso causa pressão alta que é a maior causadora de mortes). Além disso o ovo é um dos alimentos mais completos existentes, o mesmo possui praticamente todos os macro e os micronutrientes necessários.

 

Também costumo tomar uma xícara de café. A ideia do café da manha é substituir o amido por algum alimento mais nutritivo e menos energético.

 

Ritual noturno

O meu ritual noturno é formado pelos seguintes itens:

    • Meditação de 10 minutos. Na realidade este tempo costuma variar de 5 a 15 minutos, tudo depende se eu sinto que consegui chegar em um estado de calma e relaxamento por tempo suficiente.

 

    • Ser grato a pelo menos 10 a 20 coisas;

 

    • Planejar 3 coisas que deverei fazer no próximo dia. A ideia é fazer somente o que está alinhado com o objetivo principal definido;

 

    • Desligar a luz do quarto e fechar qualquer entrada de luz existente. Para que consigamos atingir o sono profundo o quarto precisa estar completamente escuro, do contrário nosso corpo fica em estado de alerta.

 

 

Bônus 1 – Foco

foco

Você deve ter percebido que no tópico anterior eu falei sobre objetivo principal definido. Saiba que você deve ter um objetivo principal definido sabendo exatamente onde quer estar daqui a 5 anos. Desta maneira você conseguirá definir o que deve e, principalmente, o que não deve fazer.

Isso mesmo, normalmente o problema de não termos tempo não é causado pelo fato de não termos tempo mas sim porque tentamos fazer muita coisa ao mesmo tempo. A partir do momento que você tiver seu objetivo principal definido saberá exatamente o que deve fazer eliminando tudo que não esteja alinhado com seu objetivo.

Eu digo isso, pois com os resultados as oportunidades surgem. Eu mesmo recebo constantemente propostas de parceria e oportunidades de negócio.

Uma outra dica é você aplicar a regra de Pareto no seu dia a dia. Identifique os 20% de esforços que geram 80% dos resultados e com o tempo elimine o resto.

 

Bônus 2 – Trabalhe de maneira diligente

trabalho diligente

A maioria das pessoas foca na tarefa e não no resultado, com isso trabalham 2, 3 vezes mais para chegar ao mesmo resultado. Isso quando não se perdem no caminho.

Comece a se fazer seguidamente a seguinte pergunta:

O que eu estou fazendo está alinhado com o resultado almejado ou estou fazendo uma tarefa desnecessária?

 

Bônus 3 – Faça somente uma coisa por vez

monotarefa

Um mito existente é o de que conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Quantas vezes você se gavou por ter vários programas abertos e estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo.

Saiba que na realidade isso detona com a sua produtividade. Isso porque você não consegue entrar em estado de flow que é o estado de concentração total. É neste estado que a produtividade chega nos níveis mais elevados.

Agora eu gostaria de propor um exercício para você. Tire no minimo 10 minutos e defina seus rituais. Lembre-se, seu foco deve estar na ação, de nada adianta você ter lido este artigo se não aplicar estes conhecimentos no seu dia a dia.

Pare, tire o tempo que for necessário para definir o que você fará diferente, pegue uma folha, anote suas decisões na mesma e pendure a mesma em um local que você veja seguidamente.

Eu quero ver você daqui a alguns meses voltando a esta página e comentando que a sua saúde e a sua produtividade mudaram radicalmente, que você tem mais tempo livre, mais dinheiro e que o relacionamento com sua família está muito melhor.

 

Produtividade: Apenas a ponta do icebergue

A maioria das pessoas são tão ocupadas pensando em trabalhar que não tem tempo para gerar resultados. O mesmo acontece com o foco, as mesmas se preocupam com tanta coisa que não colocam energia suficiente em nada.

Isso faz com que suas vidas e suas famílias sejam destruídas.

Entenda: Ser produtivo é completamente diferente de simplesmente trabalhar. Lembre-se, não adianta andar se não se sabe para aonde se está indo.

Agora imagine que existe uma cesta cheia de peças de um enorme quebra cabeça, normalmente a maioria das pessoas coloca a mão dentro desta cesta e tira uma peça qualquer. Quem é produtivo por outro lado tira somente as peças que estão diretamente alinhadas com o seu objetivo principal.

Ao fazerem isso o dia destas pessoas até parece que possui 48 horas pois elas não desperdiçam energia.

E imagine como seria maravilhoso se isso também acontecesse com você, se você tivesse resultados extraordinários e mesmo assim tivesse tempo livre.

Perceba como que entender de produtividade é importante.

 

Ah, e não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. Você deixa?

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.