GPS geodésico não rastreia satélites: como proceder?

gps geodésico
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um problema do qual ninguém está livre é do gps geodésico parar de rastrear dados.

Comigo mesmo aconteceu isso em 2014. Eu fui a campo obter dados com um receptor Hiper lite + e simplesmente não consegui trabalhar. Isso porque eu instalei a base, porém a mesma simplesmente não rastreava satélites.

Tive que voltar para o escritório sem fazer o levantamento dos dados e o pior, com muito medo que o gps tivesse pifado ou coisa assim.

Naquela época eu pesquisei por artigos sobre o assunto, por vídeos no youtube, li o manual do receptor e simplesmente não conseguia encontrar solução para o problema. Foi quando que eu fui conversar com o meu professor de posicionamento pelo GNSS.

O mesmo me explicou que o motivo pelo qual o gps geodésico não rastreava dados era porque ele tinha perdido os dados do almanaque.

O almanaque nada mais é do que um arquivo que possui a posição dos diferentes satélites em qualquer horário do dia. Por algum motivo o meu receptor tinha perdido este arquivo. Com isso o mesmo simplesmente não conseguia determinar a posição dos diferentes satélites em órbita.

A solução para este problema é deixar o receptor rastreando dados por pelo menos 4 horas. O que vai acontecer é que após alguns minutos rastreando dados o mesmo vai conseguir recuperar os dados do primeiro satélite. Conforme o tempo ir passando ele vai ir recuperando os dados dos demais satélites e com isso vai aos poucos remontando o almanaque.

 

GPS geodésico não rastreia satélites – Algumas dicas extras

No vídeo abaixo eu falo um pouco mais a respeito deste problema.

 

Nos artigos abaixo eu passo mais algumas dicas a respeito de posicionamento pelo GNSS.
Levantamento topográfico – Qual o melhor GPS?
Receptor gnss – Os 4 tipos existentes e quando utilizar cada um deles!

About The Author

Adenilson Giovanini

Especialista em Geotecnologias, Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

  • Júlio César Ferreira Barbosa

    Adenilson, muito boa sua explicação. Uma vez detectado no escrito, com o levantamento todo concluído a solução é voltar em campo e coletar novamente o dado naquele ponto, certo? Ou há outra solução menos drástica?

    • Olá Júlio. Se o amigo fez uma análise detalhada do erro, tentou desabilitar alguns satélites,mas mesmo assim a acurácia fica fora da exigida pela legislação, não existe outra solução a não ser voltar-se a campo!

      • Júlio César Ferreira Barbosa

        Grato! Adenilson, pela rápida resposta. Eu queria ter dito, ou melhor digitado, ESCRITÓRIO, acabei digitando escrito, mas assim mesmo você entendeu a pergunta. Valeu! Agora mesmo o colega está em campo refazendo os pontos.
        Mais uma vez lhe sou grato!

  • Max P. Sousa

    Bom dia Adenilson, interessante sua explicação. E os seus artigos são ótimos. Sobre esse tema do GPS não rastrear, passamos por isso e inclusive enviamos para assistência técnica, que não resolveu. O GPS (Epoch 35 RTK) liga, faz as analises mas não capta os satélites. Será que, mesmo apos a assistência ter mexido, essa técnica pode resolver?