GPS não rastreia satélites: como proceder?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Seu GPS não rastreia satélites? Veja o que eu fiz para solucionar este problema.

 

GPS não rastreia satélites

GPS não rastreia satélites

Comigo mesmo, aconteceu isso em 2014. Eu fui a campo obter dados com um receptor Hiper lite + e simplesmente não consegui trabalhar.

Isso porque eu instalei a base, porém a mesma simplesmente não rastreava satélites.

Tive que voltar para o escritório sem fazer o levantamento dos dados e o pior, com muito medo que o GPS tivesse pifado ou coisa assim.

Naquela época eu pesquisei por artigos sobre o assunto, por vídeos no youtube, li o manual do receptor e simplesmente não conseguia encontrar solução para o problema.

Foi quando que decidi conversar com o meu professor de posicionamento pelo GNSS.

O mesmo me explicou que o motivo pelo qual o gps geodésico não rastreava dados era porque ele tinha perdido os dados do almanaque.

O almanaque nada mais é do que um arquivo que possui a posição dos diferentes satélites em qualquer horário do dia. Por algum motivo o meu receptor tinha perdido este arquivo. Com isso, o mesmo simplesmente não conseguia determinar a posição dos diferentes satélites em órbita.

A solução para este problema é deixar o receptor rastreando dados por pelo menos 4 horas. O que vai acontecer é que após alguns minutos rastreando dados o mesmo vai conseguir recuperar os dados do primeiro satélite.

Conforme o tempo for passando, ele recuperará os dados dos demais satélites e, com isso, vai aos poucos remontando o almanaque.

 

GPS geodésico não rastreia satélites – Algumas dicas extras

GPS geodésico

No vídeo abaixo eu falo um pouco mais a respeito deste problema.

 

Nos artigos dos links abaixo eu passo mais algumas dicas a respeito de posicionamento pelo GNSS.

> Levantamento topográfico – Qual o melhor GPS?

> Receptor gnss – Os 4 tipos existentes e quando utilizar cada um deles!

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.