Geoide: o que é e qual sua utilização?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O geoide é um modelo físico que se aproxima a forma real do planeta.

 

Conceito de geoide

conceito de geoide
O geoide pode ser conceituado como:

O nível médio dos mares, suposto em equilíbrio, prolongado ao longo dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.

O mesmo é um modelo equipotencial gravitacional, o que significa que todos os seus pontos superficiais possuem a mesma força da gravidade.

O geoide foi introduzido em 1828 por Carl Friedrich Gauss, porém recebeu este nome somente em 1873 por J. F. Listing.

A precisão que encontramos atualmente, no entanto, só foi alcançada nos anos 1990, com a Solução Precisa do Geoide, de Petr Vaníček e sua equipe, que permite que se tenha uma exatidão de centímetros a milímetros na computação geoidal.

De acordo com Carl Friedrich Gauss, o geoide é a “figura física da Terra” que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar.

Por causa desta característica, a altitude ortométrica (altitude em relação ao geoide) é a altitude utilizada em obras de engenharia.

Na realidade, embora seja utilizado para aproximar a forma do planeta, o geoide é consideravelmente mais suave do que a superfície física terrestre.

Enquanto que a superfície terrestre varia entre os +8850 m (Monte Everest) e −11000 m (Fossa das Marianas), o geoide varia apenas em cerca de ±100 m.

 

Utilização prática do geoide

geoide

A superfície do geoide é bem irregular, o que torna o mesmo oneroso de ser utilizado no dia a dia, exigindo a utilização de fórmulas complexas.

Por causa disso, se fez necessária a criação de uma superfície mais simples, dotada de apenas 2 parâmetros, o elipsoide.

 

O que é a ondulação geoidal

Se você analisar cuidadosamente a imagem abaixo, tirada da contracapa da NBR 14.166, perceberá que existe uma linha N entre o geoide e o elipsoide.

 

Ondulação geoidal NBR 14166

 

Esta linha é a ondulação geoidal.

Perceba que a tecnologia não é estanque e sim dinâmica. Ou seja, conforme a tecnologia evolui, surgem equipamentos e metodologias mais complexas, que por sua vez possibilitam cálculos mais exatos.

No caso da ondulação geoidal, conforme o tempo passou, diferentes modelos foram adotados pelo IBGE. O último e atualmente ativo é o MAPGEO 2015.

P.S.: Dependendo do momento que você esteja lendo este artigo, pode ser que este modelo já esteja ultrapassado.

Ou seja, o MAPGEO nada mais é do que um modelo de ondulação geoidal que possibilita a transformação de altitudes geométricas (em relação ao elipsoide) para ortométricas (Em relação ao geoide).

No caso, as altitudes ortométricas são obtidas a partir do datum altimétrico, que é constituído de uma série de marcos topográficos pertencentes a rede altimétrica, os quais foram implantados a partir da definição da altitude zero, o que foi feito a partir de longos períodos de observação do Marégrafo de Imbituba.

 

Que dados são utilizados para a atualização do modelo de ondulação geoidal

geoide - dados gravimétricos
A atualização do modelo de ondulação geoidal é feita através da utilização de dados gravimétricos coletados no território brasileiro e de novos modelos globais do geopotencial. Também se faz a utilização do aprimoramento das técnicas utilizadas nos cálculos.

No caso, todas as atualizações são feitas pelo IBGE juntamente com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O resultado destas atualizações é uma aplicação desktop para ambiente Windows denominada MAPGEO, que possibilita a interpolação dos valores da ondulação geoidal a partir da grade regular que representa o modelo.

A última versão disponibilizada pelo IBGE é o modelo geoidal hgeoHNOR2020. Veja o mesmo na imagem abaixo.

 

modelo geoidal MAPGEO2015

 

Juntamente com este último modelo, o IBGE trouxe uma grande novidade. Isso porque também é possível calcular-se a ondulação geoidal a partir do site do IBGE no link: https://ww2.ibge.gov.br/mapgeo/mapgeo.htm.

Após o usuário enviar os dados para o aplicativo online, o site do IBGE faz a transformação dos mesmos, sendo que os resultados são disponibilizados via download através de um link.

P.S.: Dependendo da quantidade de pontos submetidos ao serviço, o processamento dos mesmos pode levar até alguns minutos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.