Fator K da Projeção UTM?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A projeção UTM divide o Elipsoide em 60 fusos, sendo que para isso a mesma corta o elipsoide em posição secante, que causa uma distorção a área conhecida como fator k da projeção UTM.

Confesso que para mim mesmo, demorou muito tempo para a ficha cair.

Achava que o fuso era cortado pelos limites, porém, na realidade, o cilindro não corta o fuso UTM pelas bordas e sim em posições intermediárias.

É isso que cortar o elipsoide em posição secante significa.

Olhe na imagem abaixo para as linhas de secância que você entenderá melhor o que estou lhe dizendo.

 

linhas de secância do fator k da projeção utm

 

A grande vantagem trazida pela projeção UTM é que ao cortar o elipsoide desta maneira, a mesma mantém os ângulos, deformando pouco as áreas.

Olhe para a imagem abaixo e perceba que nas linhas de secância as áreas não se modificam (K = 1).

 

 projeção utm, fusos e linhas de secância

 

Já no meridiano central, a área é achatada, sendo que o K é de 0,9996.

Nas bordas do fuso UTM, a área se expande, tendo um valor de 1,009737.

Com isso, ao projetar a forma da terra para o plano, o fuso UTM possui locais nos quais a área é expandida e locais nos quais a área é reduzida.

Dê mais uma espiadinha na parte de baixo da imagem e perceba a existência de zonas de redução e zonas de ampliação.

Impacto do fator k da projeção UTM no nosso dia a dia

impacto do fator k da projeção utm no nosso dia a dia
Na prática, a existência do fator k da projeção utm significa que dependendo do serviço que você for prestar, projetar os dados para a projeção UTM é adequado ou não.

Perceba que a mesma possui distorções e que estas distorções precisam serem levadas em consideração durante a prestação de serviços.

Por exemplo, é por causa disso que a lei 10.267 definiu que para o georreferenciamento de Imóveis rurais, a área deve ser projetada para o plano topográfico local e não para a projeção UTM.

Também é por isso que a NBR 14.166 define que a deve-se utilizar o sistema RTM e não o UTM.

Ou seja, dependendo do serviço que você for prestar, precisará analisar se precisará utilizar coordenadas geográficas UTM, o plano topográfico local ou algum outro método de projeção dos dados.

P.S.: Confesso que estou muito curioso a respeito do SINTER. Acredito que as normas técnicas seguirão o mesmo caminho do Georreferenciamento de Imóveis Rurais, exigindo que as áreas sejam calculadas no plano topográfico local.

E você? Sabia a respeito do fator k da projeção utm e seu impacto no nosso dia a dia?

E o que pensa a respeito do SINTER?

 

 

Fator K da Projeção UTM – Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.