Converter SAD69 Para SIRGAS2000?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Converter sad69 para sirgas2000: existem diferentes softwares e aplicativos que fazem esta transformação de dados. Neste artigo você irá aprender como utilizar os mesmos.

Porém, antes disso, vamos entender exatamente o que é o SAD 69, O SIRGAS 2000 e seus parâmetros de transformação.

Converter SAD69 para SIRGAS2000 – Datum SAD 69

sad 69

O South American Datum (SAD) é o sistema de referência geodésico regional para a América do Sul. O mesmo foi oficialmente adotado no Brasil em 1979.

Sua orientação é topocêntrica. Ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre.

O elipsoide utilizado de base pelo mesmo é o Elipsoide de Referência Internacional de 1967, aceito pela Assembléia Geral da Associação Geodésica Internacional que teve lugar em Lucerne, no ano de 1967.

O referencial altimétrico coincide com a superfície equipotencial que contém o nível médio do mar, definido pelas observações maregráficas tomadas na baía de Imbituba, no litoral do Estado de Santa Catarina.

Foram determinados os parâmetros topocêntricos das componentes do desvio da vertical e ondulação geoidal no vértice Chuá.

Coordenadas:

  • Latitude : 19° 45′ 41.6527″ S
  • Longitude: 48° 06′ 04.0639″ W
  • Altitude ortométrica: 763.28 m
  • Azimute (Chuá – Uberaba): 271° 30′ 04.05″Orientação elipsóide-geóide no ponto datum

 

  • ƒÌ= 0.31
  • ƒÅ= -3.52
  • N = 0 m

Em 2000, o SAD 69 foi substituído no Brasil pelo SIRGAS 2000, sendo oficializado através da resolução 01/2005 do IBGE.

 

Converter SAD69 para SIRGAS2000 – Datum SIRGAS 2000

converter sad69 para sirgas2000 - Sirgas2000

O SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul) foi criado em outubro de 1993, contando com a participação dos países da América do Sul, representados por suas agências nacionais, tendo como principal objetivo estabelecer um sistema de referência geocêntrico para a América do Sul.

A adoção do SIRGAS 2000 segue uma tendência atual, tendo em vista as potencialidades do GNSS e as facilidades para os usuários. Isso porque com esse sistema geocêntrico, as coordenadas obtidas com receptores GNSS podem ser aplicadas diretamente aos levantamentos cartográficos, evitando a necessidade de transformações e integração entre os dois referenciais (Dalazoana; Freitas. 2000).

Utilizando a concepção de um Sistema de Referência Moderno, onde a componente “tempo” é a acrescentada, as coordenadas e vetor velocidades dos vértices são referidos a uma determinada época.

O elipsoide utilizado é o GRS-80 (Geodetic Reference System 1980), sendo considerado idêntico ao WGS84 em questões de ordem prática, como é o caso do mapeamento. As constantes dos dois elipsoides são idênticas, com exceção de uma pequena variação no achatamento terrestre (f WGS84= 1/298.257223563, f GRS80= 1/298.257222101).

O pós-processamento de um rastreio GPS realizado com efemérides precisas, proporcionam coordenadas em ITRFyy e ou SIRGAS, dependendo da estação de referência (ou injunção) no posicionamento relativo ITRF e ou SIRGAS, respectivamente.

Nos demais casos, como por exemplo, no posicionamento diferencial pós-processado com efemérides operacionais e o posicionamento em tempo real, as coordenadas resultantes estarão referidas ao WGS84.

No Brasil, fazem parte das estações SIRGAS, 9 estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo).

Para conhecer melhor o Datum SIRGAS 2000 leia este artigo.

 

Parâmetros de transformação de SAD69 para SIRGAS2000

SAD 69 para SIRGAS 2000

A resolução n° 01/2005 trouxe as orientações para a transformação de dados entre os diferentes data para o SIRGAS 2000.

De acordo com a mesma diferentes métodos podem ser aplicados na transformação de coordenadas entre dois referenciais geodésicos. Sendo eles:

  • Através do uso de parâmetros de transformação entre os centros/eixos coordenados dos sistemas de referência tridimensionais envolvidos na transformação ou;
  • Através do uso de grades que modelam espacialmente as diferenças entre as coordenadas planimétricas, referidas aos dois sistemas, em regiões cobertas por estes referenciais.

A resolução 01/2205 ainda trouxe a seguinte instrução:

As grades de transformação dos sistemas geodésicos de natureza clássica para o SIRGAS2000 possibilitam a modelagem das distorções das materializações destes referenciais, obtendo-se um resultado final com melhor exatidão. As grades estão publicadas no portal do IBGE através dos arquivos listados na Tabela 1.

 

Tabela 1

 

Converter SAD69 para SIRGAS2000 – orientações que devem serem seguidas quando do uso das grades

converter sad69 para sirgas2000

A resolução n° 01/2005 trouxe as orientações quando do uso das grades:

1.1 Deve-se identificar em que materialização (ou rede) os mapas ou bancos de dados a serem transformados se baseiam, bem como a cronologia dos levantamentos realizados para geração destas informações cartográficas. O emprego inadequado das grades levará a resultados errôneos;

1.2 Apesar das grades de transformação possuírem áreas de abrangência que vão além da extensão das materializações dos referenciais geodésicos clássicos, entende-se que a eficiência desta transformação estará associada à proximidade das coordenadas a serem transformadas com a materialização do referencial geodésico em questão (ou seja, com a rede geodésica correspondente). Os mapas constantes das Figuras A1, A2, A3 e A4 auxiliam nesta análise;

1.3 As transformações através das grades são bidimensionais envolvendo somente a latitude e longitude geodésicas;

1.4 Na transformação entre os sistemas SAD 69 e SIRGAS2000, em regiões do País não contempladas pelas grades de transformação, ou para transformar coordenadas obtidas originalmente a partir de estações da rede planimétrica brasileira determinadas por GPS ou DOPPLER, deve-se utilizar os parâmetros de transformação oficiais determinados pelo IBGE e publicados no ANEXO da Resolução RPR 01/2005;

1.5 O IBGE disponibiliza a ferramenta ProGriD, disponível no portal do IBGE (www.ibge.gov.br), para transformação de coordenadas utilizando-se as grades e os parâmetros de transformação descritos nos itens anteriores;

1.6 O IBGE não se responsabiliza pelo uso das grades, distribuídas juntamente com o ProGriD, dissociadas dessa ferramenta em sistemas computacionais de terceiros.

Quanto a converter SAD69 para SIRGAS2000 através do uso de parâmetros de transformação, a resolução n° 01/2205 trouxe os seguintes parâmetros:

∆X = – 67,35 m

∆Y = + 3,88 m

∆Z = – 38,22 m

Agora que você entendeu exatamente o que são os data SAD69 e SIRGAS2000, vamos ver como converte der sad69 para sirgas2000 no PROGRID, QGIS, ARCGIS e na calculadora geográfica do INPE.

Converter SAD69 para SIRGAS2000 no ArcGIS

converter sad69 para sirgas2000 no arcgis

O site Geobases possui um ótimo tutorial ensinando como converter sad69 para sirgas2000 no ArcGIS.

Para acessar o mesmo é só clicar neste link.

Converter SAD69 para SIRGAS2000 com a ferramenta convert

A ferramenta Convert tem a função de converter entidades do desenho para outros sistemas de coordenadas, outros Data ou para outro plano ortogonal (Plano Topográfico Local) georreferenciado.

A métrica possui um tutorial em seu site mostrando como utilizar esta ferramenta. Para acessar o mesmo é só clicar neste link.

 

Converter SAD69 para SIRGAS2000 via ProGriD

PROGRID ibge

Segundo o IBGE o ProGriD é uma aplicação que roda em Windows. A mesma substituiu o tCGeo, sendo uma ferramenta mais moderna.

Foi desenvolvida para realizar a transformação de coordenadas entre os sistemas de referência oficiais em uso no Brasil: Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000.

O mesmo é o resultado de um esforço de prover a comunidade de usuários de dados geoespaciais de uma ferramenta que os facilite na transição para o SIRGAS2000.

Para baixar o ProGriD e demais arquivos que acompanham o mesmo é só acessar este link.

Converter SAD69 para SIRGAS2000 através da calculadora geográfica do INPE

CALCULADORA GEOGRÁFICA INPE

 

O vídeo abaixo do canal no Youtube 2 engenheiros ensina como fazer a conversão de SAD 69 para SIRGAS 2000 através da calculadora geográfica do INPE.

 

 

Mudar SRC de SAD69 para SIRGAS2000 no QGIS

converter sad69 para sirgas2000 no QGIS

 

O vídeo abaixo do canal no youTube AcadGEO mostra como mudar o SRC de sad69 para sirgas2000 no QGIS

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.