Como ter 50 anos de resultados em apenas 5 anos e tornar seus melhores sonhos realidade rapidamente!

Publicado por Adenilson Giovanini em

Imagine-se você tornando seus melhores sonhos realidade com uma velocidade 10 a 20 vezes maior?

Imagine-se acordando, porém em uma outra realidade, em uma realidade de prosperidade, de abundância e de realização.

Aquele sonho maluco que você tinha em mente, hoje é realidade….

E muito mais do que isso, você tem segurança, sucesso e reconhecimento profissional porque sabe gerar resultados.

Se você quer isso, leia este artigo atentamente porque eu vou lhe mostrar como destravar as trancas e realizar 10 vezes mais, obtendo 50 anos de resultados em apenas 5.

Para você entender melhor, vou lhe contar algo que me aconteceu que foi como levar um soco no estômago.

O mito da produtividade

Em agosto de 2014, eu tirei o sonho do papel e coloquei meu próprio negócio. Ou seja, passei a trabalhar de 12 a 15 horas por dia, de segunda a segunda.

O ano de 2015 foi simplesmente o pior de minha vida. Eu não só perdi todas as minhas reservas financeiras, como me vi tendo que morar de favor na casa de minha irmã e de meu cunhado.

Sou muito grato a toda a ajuda que eles me deram. Porém esta história eu lhe conto um outro dia…

O fato é que de tanto bater contra a pedra dura, meu negócio finalmente estava lucrando algum dinheiro mensalmente. O problema era que o mesmo crescia a passos de tartaruga.

Eu tive que trabalhar de 12 à 15 horas por dia, dia após dia, semana após semana. Foram 4 longos anos nesta rotina sufocante.

Foi quando que diante do desespero, no mês de agosto de 2018, eu comprei uma passagem e fui tirar uma semana de férias no meu irmão, em Balneário Camboriú.

E naquela semana aconteceu algo incrível, trabalhando somente 2 horas por dia, eu implementei uma estratégia, com a qual gerei R$4.300,00 de lucro.

Isso para mim soou como um soco no estômago porque normalmente eu trabalhava feito um maluco para lucrar menos do que isso por mês!

Levei algumas semanas digerindo o que havia acontecido. Porém, o fato é que a venda havia caído e era impossível não ver…

Eu estava sendo apenas eficiente e não eficaz!

E você? também comete este erro?

Isso mesmo, pare e pense:

Quantas horas que você está trabalhando diariamente?

8, 10… 12 a 15?

Agora me diga quanto de resultado que você está gerando?

Ou, em qual buraco sem fundo que você está jogando o seu tempo?

Perceba que ser eficaz é algo completamente diferente do que ser apenas eficiente!

Que caso deseje, você pode trabalhar 12 horas por dia, 7 dias por semana, a vida inteira e no final da mesma não ter feito nada de significativo!

Deixe a venda cair, abra seus olhos e perceba:

Não adianta ser apenas eficiente, você precisa ser eficaz!

Ou seja, deve fazer o que gera resultados e não apenas se ocupar vivendo uma epifania produtiva!

Colocando os pesos na balança

A primeira coisa que você precisa saber é que tarefas diferentes possuem pesos diferentes.

Isso mesmo, vamos analisar o dia típico de trabalho de uma pessoa comum e ver porque a mesma tem os resultados que tem!

O nosso velho amigo João costuma chegar ao trabalho às 8 da manhã. O mesmo passa 30 minutos olhando o e-mail e em seguida 1 hora trabalhando no projeto A.

Porém, um colega de trabalho vem perguntar alguma coisa para ele e, quando percebem, passaram 30 minutos conversando.

O nosso amigo João volta a trabalhar no projeto A, porém 20 minutos depois, recebe uma mensagem de um amigo no WhatsAPP. Após passar 10 minutos conversando com o mesmo, é levado para um vídeo no YouTube, onde perde mais 10 minutos.

Em seguida, ele lembra que tem que pesquisar alguma coisa no Google e…

Resumindo a história, quando o nosso amigo percebe já é meio-dia e sem perceber, ele trabalhou somente 1 hora e meia no projeto A.

A tarde de trabalho do nosso amigo é a mesma novela, ele chega no trabalho, passa 20 minutos olhando o e-mail, 30 minutos no youtube, 1 hora trabalhando no projeto B, mais 20 minutos no e-mail, 25 minutos no WhatsAPP e o restante do tempo trabalhando no projeto A.

Ou seja, o dia passa e no final do mesmo, o nosso amigo fica com a amarga sensação de que, embora aparentemente tenha trabalhado bastante, parece que não fez praticamente nada.

De cara, podemos perceber que o primeiro problema do nosso amigo chamasse:

Hábitos ladrões de tempo!

Isso mesmo, ele possui o hábito de passar muito tempo navegando em redes sociais, o que é algo que parece ser interessante, porém que se colocarmos na balança, perceberemos que não está alinhado com o objetivo do nosso amigo.

Veja bem, redes sociais são um vício e devem ser tratadas como tal. Eu mesmo, exclui o aplicativo do Facebook do celular, tendo apenas o Messenger e diariamente me policio, principalmente quanto a YouTube e WhatsAPP.

Além disso, utilizo o aplicativo News Feed Eradicator que mostra apenas uma frase inspiracional na timeline do Facebook.

Também desabilitei as notificações dos diferentes aplicativos e deixo o celular no modo silencioso.

Desta maneira, não corro o risco de ser arrancado de um estado de imersão.

Confesso que, como me preocupo em ajudar meus alunos, costumo dar uma espiadinha no WhatsAPP, mais ou menos a cada meia-hora.

Porém, estas dicas são somente a ponta do icebergue no que se refere a ser eficaz.

O grande problema é que assim como nosso amigo João, nós costumamos dar pesos iguais a atividades que geram resultados diferentes.

Por exemplo, se o tempo do nosso amigo fosse plotado em um gráfico, perceberíamos que, na realidade, ele trabalha menos de 5 horas por dia.

E para piorar a situação, conforme disse, atividades diferentes possuem pesos diferentes, sendo que isso faz com que a grande maioria das pessoas diariamente joguem horas de suas vidas no lixo.

Desta maneira, o nosso amigo João, por exemplo, neste dia dedicou 2 horas de tempo para o projeto A, que gera somente R$ 20,00 reais de lucro por hora trabalhada e, somente 1 hora para o projeto B, que gera R$ 500,00 reais de lucro por hora trabalhada.

Perceba que, no pior dos casos, ele deveria ter feito o inverso.

E 99% das pessoas comentem este erro, as mesmas dedicam a mesma quantidade de tempo para as diferentes atividades sem nem sequer desconfiarem que deveriam simplesmente eliminar 80% das coisas que fazem.

Desta maneira, não obtém nem sequer 20% dos resultados que realmente poderiam obter. Perceba isso:

Que você não pode tratar de maneira igual atividades que geram resultados diferentes!

O grande segredo das pessoas de sucesso é exatamente este, elas sabem dizer não para tudo que não está alinhando com seus objetivos de médio-longo prazo.

Para mim mesmo, costuma quase que diariamente, aparecer oportunidade de tudo que é tipo, porém como estou focado, minha resposta para 95% delas é um belo e falado não.

E você?

Está dando o mesmo peso para projetos e tarefas que geram resultados diferentes?

Aplicando Pareto em sua vida

Pare e pense: quais são os 20% dos serviços que você presta que geram 80% dos resultados?

Isso mesmo, existe algo chamado Regra de Pareto. A mesma pode ser aplicada a praticamente tudo.

Por exemplo:

– 20% dos serviços de um escritório geram 80% dos lucros;

– 20% dos clientes geram 80% dos lucros;

– Por outro lado, 20% dos clientes que geram 80% dos problemas;

– 20% dos seus esforços geram 80% dos resultados;

– E até mesmo, 20% das macieiras de uma fazenda produzem 80% das maças.

Certa vez eu li inclusive uma afirmação do SEO de uma grande empresa que dizia que 99% do nosso tempo é jogado fora… E o pior é que, quanto mais vivo, mais estou inclinado a concordar com esta afirmação.

Digo isso porque não foi 1 nem 2 vezes que me vi praticamente arrancando os cabelos de raiva ao perceber que isso tinha acontecido.

Como disse, abra seus olhos e comece a aplicar Pareto em sua vida.

Passe a constantemente buscar padrões, buscando identificar os 20% que geram 80% dos resultados e comece a cortar o que não gera resultados.

Lembre-se, a única coisa que você não consegue recuperar é o tempo que perdeu e, a única certeza que possuímos é a de que iremos morrer…

Sim nossas mortes são inevitáveis!

Logo, pare de perder tempo com coisas que não merecem sua atenção. Decida-se a ter resultados extraordinários.

O poder dos blocos de tempo

Com isso, eu gostaria de lhe apresentar meu método favorito de trabalho, os blocos de tempo.

Isso mesmo, eu divido meu tempo em blocos de imersão.

Com isso, quando começo um novo projeto consigo imergir rapidamente.

Na verdade, aos sábados ou domingos, costumo tirar no mínimo 30 minutos para planejar o que devo fazer na próxima semana.

Além disso, de noite, costumo definir quais são as 3 únicas coisas que se eu fizer no dia seguinte, tudo o mais se torna desnecessário.

Com isso, normalmente de manhã, olho rapidamente meu e-mail e em seguida, entro no primeiro bloco de imersão, normalmente das 08:30 às 10:30 da manhã.

Neste período, o que eu faço é somente trabalhar no projeto que estou tocando e responder a algum cliente, normalmente via áudio que é mais rápido.

Nada de YouTube, Facebook ou outra distração qualquer.

É óbvio, este primeiro bloco varia de acordo com o que estou fazendo. Confesso que tem dias nos quais o mesmo vai até a 1 da tarde.

Porém, normalmente vai até as 10:30, quando paro 10 minutos para um lanche. Posteriormente entro no meu segundo bloco de trabalho, que vai até às 12:20, 12:30.

De tarde é a mesma coisa, busco fazer no mínimo 2 blocos de trabalho, porém tudo depende do que estou fazendo.

O importante é você entender que o objetivo é entrar em estado de imersão produtiva, gerando resultados.

Mas vamos evoluir um pouco mais, para que a venda caia e você consiga aprender o pulo do gato que possibilitará que consiga realizar 10 vezes mais e tornar seus melhores sonhos realidade em apenas 5 anos.

Confesso que foi a duras pedras que aprendi isso, porém estou lhe ensinando gratuitamente a você porque quero lhe ajudar a ter resultados extraordinários.

 

Projetos grandes e pequenos levam praticamente o mesmo tempo para serem implementados

Outra coisa muito interessante quando se fala em gerar resultados, chamasse FOCO…

No livro “A única coisa”, Keller e Papasan mostram através de estudos de caso que grandes e pequenos resultados levam praticamente o mesmo tempo para serem alcançados.

Sim:

PENSAR GRANDE FAZ DIFERENÇA!

Você pode, por exemplo, ter como meta, dentro de 5 anos ter um escritório que Lucra R$ 5.000,00 por mês ou um escritório que lucra R$ 50.000,00 por mês.

Acredite, a diferença é muito tênue, sendo que, na realidade lucrar R$ 50.000,00 por mês é levemente mais difícil do que lucrar somente R$ 5.000,00 por mês.

E porque digo isso?

Simples, quantas pessoas que você conhece que focam em lucrar R$ 50.000,00 por mês?

Agora pense quantas que focam em lucrar apenas R$ 5.000,00 por mês?

Perceba que provavelmente dezenas focam em lucrar R$ 5.000,0, enquanto nem meia dúzia foca em lucrar R$ 50.000,00 por mês.

Ou seja, quando você foca em dentro de 5 anos estar lucrando R$ 50.000,00 por mês, a concorrência é menor. Logo, é pouca coisa mais difícil do que lucrar somente R$ 5.000,00 por mês.

Isso sem citar a famosa frase do ilustríssimo Diamandis:

“Se você acha que é impossível, então é… para você!”

Ou seja, o foco faz toda a diferença.

Na realidade, o segredo é você saber questionar-se porque o que move o mundo são as perguntas e não as respostas.

Por exemplo, se você treinar-se a se perguntar diariamente:

Como posso fazer para lucrar R$ 50.000,00 por mês?

Com o tempo, você vai começar a enxergar maneiras de conseguir isso. Ou seja?

Você terá mudado seu mindset!

Logo, qual o tamanho do seu sonho?

Você sonha pequeno ou grande?

Você foca em ganhar R$ 5.000,00 ou R$ 50.000,00 por mês?

Comece a questionar-se, fazendo-se as perguntas certas e você terá resultados extraordinários.

Como exemplos, temos:

Qual o “pequeno problema” de 1 bilhão de pessoas que eu posso solucionar? (Caso você deseje se tornar bilionário)

Perceba que em pouco tempo você pode pensar, por exemplo…

É só eu desenvolver um aplicativo cujo download seja feito por 1 bilhão de pessoas.

Outra pergunta interessante pode ser:

Como posso fazer para estar lucrando R$ 50.000,00 por mês em (data X dentro de 5 anos)?

O Principio de Arquimedes

Se analisarmos mais a fundo, perceberemos que ao nos fazermos estes questionamentos, na realidade, o que estamos fazendo nada mais é do que aplicar o Princípio de Arquimedes em nossas vidas.

Lembre-se que Arquimedes disse:

me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo!

Pois bem, nas nossas vidas o ponto de apoio nada mais é do que a pergunta certa sendo feita constantemente.

Logo, eu lhe pergunto novamente:

Você sonha grande ou pequeno?

Qual o tamanho dos problemas que você está enfrentando?

Perceba que você precisa achar o ponto de apoio (pergunta) certo para a sua alavanca.

O efeito dominó

Se você já está de cabelo em pé, segue mais um ingrediente da nossa deliciosa “salada de frutas” que ajudará você a ter 50 anos de resultado em apenas 5.

O efeito dominó nada mais é do que a aplicação da lei da gravidade, que possibilita que cada dominó ao cair, derrube um dominó 1,5 vezes maior do que o seu tamanho.

Desta maneira, partindo de um dominó de tamanho normal, o 23° dominó derrubado seria maior do que a torre Eiffel, o 31° dominó seria quase mil metros mais alto que o monte Everest e o 57° dominó, cobriria praticamente a distância da terra a lua.

A ideia é que você faça a mesma coisa em sua vida, que vá alinhando os dominó até que, em determinado momento com um simples toque no primeiro dominó, você obtenha resultados extraordinários.

O melhor exemplo prático que tenho para ajudar você a entender isso, é o que eu estou fazendo.

Eu decidi que iria me tornaria o maior (ou na pior das hipóteses um dos maiores) especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais do pais.

Ou seja, defini meu ponto de apoio. A partir de então, tudo que faço é alinhar os dominós.

Nos últimos 3 meses mesmo, passei fazendo algo que se você não é meu aluno, não percebeu. Isso porque regravei praticamente todas as aulas dos treinamentos Estação Total na Prática, Curso de Operador de Receptores GNSS e Método Georreferenciamento Sem Mistérios.

Também gravei uma série de aulas extras, entregando bem mais valor para os alunos do que havia prometido.

E porque eu fiz isso:

Simples, porque quero realmente ajudar meus alunos e, sei que se fizer isso, eles irão indicar meus treinamentos para os amigos deles.

Perceba que nada mais é do que um dominó sendo alinhado.

Além disso, também produzi e vou continuar produzindo artigos para o meu blog, entregando uma tonelada de conhecimentos e realmente ajudando os profissionais que me acompanham.

Perceba que é um outro dominó sendo alinhado.

Ao longo do último mês também investi mais de R$ 2.000,00 reais em equipamentos de áudio e vídeo e ao longo dos próximos meses irei gravar uma série de playlists épicas para meu canal no youtube.

Perceba que é outro dominó sendo alinhado.

E muito mais do que isso, perceba que é necessário visão lateral, ou seja, que eu sei exatamente o que tenho que fazer ao longo dos próximos meses e anos, tendo uma ordem de implementação.

A ideia do efeito dominó é basicamente esta, você se organizar de certa forma que cada nova ação complemente as ações anteriores, fazendo com que a soma, 1 +1 seja maior do que 2.

A lei de Parkinson

O penúltimo dos ingredientes da deliciosa salada de frutas que possibilitará que você obtenha 50 anos de resultados em apenas 5 é a Lei de Parkinson.

A mesma diz que:

O trabalho expande-se de modo há preencher o tempo disponível para sua realização!

Desta maneira, se você tiver 2 semanas para fazer algo, irá demorar 2 semanas para fazer.

Se tiver 2 dias, irá demorar 2 dias.

E se tiver apenas 2 horas, irá demorar 2 horas.

Perceba que a atividade é a mesma, porém que haja vista o tempo que você atribuir para a mesma, consumirá todo o mesmo.

Lembre-se dos projetos nos quais você trabalhou pouco tempo atrás e perceba que isso provavelmente aconteceu, que você já precisou fazer algo similar e que levou uma quantidade drasticamente diferente de tempo.

Isso aconteceu porque você possuía uma quantidade diferente de tempo para a execução da tarefa.

Ou seja, perceba que com a aplicação da Lei de Parkinson no seu dia a dia, você poderá facilmente arrancar várias horas livres de sua rotina.

Um fato incrível a este respeito é, como que praticamente todas as coisas que precisam ser feitas necessitam de 8 horas de trabalho por dia, 5 dias por semana.

Perceba que, na realidade, isso é uma utopia sendo que o que acontece é a existência de funcionários e executivos enrolando ou em estado de pânico.

Confesso que sou bem metódico e que não sou muito de enrolar. Com isso, alguns dias atrás fui visitar uma empresa da área e após poucos minutos dentro da mesma, já estava indignado em como que o ritmo de trabalho deles era lento.

Foi quando eu percebi o que estava acontecendo: eles estavam trabalhava em um ritmo lento porque teriam que sair somente as 17 horas da empresa.

Com isso, como que tinham poucas coisas para fazerem, deram um jeito de demorar 8 horas para fazer o que, em outras condições fariam em 2 horas ou menos.

Deadline: o grande pulo do gato

Uma deadline nada mais é do que uma linha de morte.

Ou seja, ao começar um projeto, você define a data de término do mesmo. Com isso, a produtividade será bem maior e você economizará maravilhosas horas de seu tempo.

Perceba que você tem que definir esta linha de morte de certa maneira que, não seja muito curta de modo que você atropele etapas (ou tenha um ataque cardíaco) nem muito longa, de modo que você fique enrolando.

Normalmente, um boa deadline causa certo desconforto, porém não tanto a ponto de deixar você em pânico.

Quer ver o poder das deadlines na prática?

Então faça o seguinte exercício: na próxima semana, trabalhe 1 dia a menos. Por exemplo, não trabalhe no sábado.

Você perceberá que dará um jeito e que milagrosamente, no final da sexta-feira tudo estará feito.

Existe uma metáfora a respeito da qual gosto muito:

Se pegarmos um balde cheio de pedregulhos e perguntarmos para alguém, esta pessoa dirá que ele está cheio.

Porém podemos colocar brita que é menor no balde e a mesma se acomodará nos espaços vazios.

Perguntando novamente, para a pessoa, a mesma responderá que o balde está cheio, porém podemos colocar areia e a mesma se acomodará nos espaços vazios.

Se perguntarmos mais uma vez, a pessoa novamente dirá que o balde está cheio, porém ainda poderemos colocar água no balde.

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A moral da história é a seguinte: os pedregulhos são os projetos grandes, e como tais devem ser adicionados primeiramente no balde de seu tempo.

Os demais itens são obrigações e tarefas menores e devem se encaixar no tempo restante, ou se for o caso, simplesmente deixados de lado, pois não são dignos de suas preocupações.

Outra sacada interessante é a criação de deadlines para a implementação de ideias.

Por exemplo, você tem uma ideia de algo que deveria fazer, porém faz 5 anos que a mesma está martelando sua cabeça e você ainda não a implementou.

Como testá-la?

Simples, defina uma linha de morte para ela. Desta maneira, ou você a implementa neste prazo ou simplesmente a abandona.

Perceba que com isso, você sabe que possui determinado tempo para tentar fazer a mesma dar certa. Ou seja, ou a mesma dá certa ou não ocupará mais espaço em sua mente.

Misturando os ingredientes

É só misturarmos estes ingredientes e nossa salada de frutas estará pronta, você estará setado para ter 50 anos de resultados em apenas 5.

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é definir o ponto de apoio da alavanca, utilizando para isso uma pergunta poderosa que faça você sonhar grande.

Por exemplo:

Como ter um escritório que lucra R$ 50.000,00 por mês?

Perceba que isso fará com que você olhe para as possibilidades, aplicando a lei de Pareto e identificando o projeto que irá gerar 80% dos resultados.

Uma vez que você tenha um plano, é hora de colocar as mãos na massa, indo para a prática.

Como que você não quer perder tempo, irá definir uma deadline de implementação e, utilizará blocos de tempo, trabalhando de maneira eficaz.

Além disso, você possui visão lateral, ou seja, sabe que este projeto é apenas o primeiro dos dominós sendo alinhado.

Com isso, você já tem em mente quais são os próximos dominós que irá alinhar.

Vou dar um exemplo rápido, que ficará mais fácil de você entender.

Imagine que você possua um escritório e que tenha uma lucratividade de R$ 3,000,00 por mês. Para em 5 anos estar lucrando R$ 50.000,00 por mês você pode, por exemplo, definir que terá uma ou algumas filiais e para isso, sabe que precisa de processos e de pessoas.

Com isso, a primeira fase nada mais é do que a da definição de processos.

Em um segundo momento, você precisa obter conhecimentos e prática sobre a gestão de filiais. Ou seja, é preciso fazer um primeiro teste, utilizando pra isso pessoas que irão implementar estes processos.

Porém, perceba que como você ainda não tem conhecimento e experiência, provavelmente no início terá diversos problemas.

Muitos profissionais não se preparam para isso. Os mesmos jogam um jogo no qual a ideia tem que dar certa de primeiro, ou pulam fora. Eles não percebem que é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Com isso tentam uma vez e como não possuem conhecimento e experiência, acabam implodindo a filial.

Diante disso, os mesmos decidem nunca mais tentar abrir uma filial. Perceba que você precisa tratar a mesma não como o projeto de sua vida, mas sim como um laboratório maluco, apenas o primeiro teste, cujo motivo de existência é lhe gerar conhecimento e experiência.

Além disso, existem tantas ferramentas de acesso remoto e de gestão de processos, que gerenciar pessoas a distância e ter métricas da produtividade das mesmas está cada vez mais fácil.

Para isso, você pode utilizar a Monday, por exemplo.

Com isso, mesmo que esteja do outro lado do mundo, você conseguirá acompanhar a produtividade de seus colaboradores em tempo real, delegar responsabilidades e resolver problemas.

Lembre-se:

Se você acha que é impossível, então é… para você.

Outras pessoas fazem isso e obtém resultados extraordinários porque elas creditam que é possível.

Bônus – Nenhum planejamento sobrevive ao campo de batalhas

Esta é uma sacada extra que você deve adicionar a seu skill set. Digo isso porque você planejará algo que a seus olhos parecerá a sua Monalisa, porém ao implementar terá problemas, pois não possui todos os conhecimentos e habilidades necessários, sendo obrigado a tirar o plano B ou C do papel.

Enfim, é uma viajem maluca em uma estrada cheia de buracos, subidas e descidas, sendo que você precisa estar preparado e se adaptar as adversidades ao longo da jornada.

Livros consultados para a escrita deste artigo

Seguem 2 dos livros que li e que utilizei de base para a escrita deste artigo. Aconselho fortemente a leitura dos mesmos:

  • A única coisa: O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida;
  • Trabalhe 4 horas por semana.

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.