Ângulo zenital: o que é e para que serve?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O ângulo zenital nada mais é do que um dos ângulos verticais de um teodolito ou estação total.

Na realidade, a topografia é dividida em ângulos horizontais e ângulos verticais, sendo que os ângulos verticais se dividem em ângulo zenital e ângulo nadiral.

A diferença entre os 2 está no local em que o equipamento é zerado, no topo ou no pé da linha que passa pelo centro do equipamento.

Antes de entendermos melhor o ângulo zenital, vamos entender os diferentes ângulos existentes na topografia porque assim você entenderá melhor este ângulo.

 

Ângulo zenital – Ângulos horizontais

Direções. Ângulos Horizontais e Verticais:

Os ângulos horizontais existentes na topografia podem serem internos ou externos.

 

Ângulos internos

ângulos internos na topografia

Os ângulos internos normalmente são medidos em poligonais fechadas, sendo que para isso o aparelho deve estar corretamente estacionado, nivelado e centrado sobre um dos pontos.

 

O procedimento para a leitura de um ângulo utilizando-se um teodolito eletrônico ou uma estação total consiste em:

  • Executar a pontaria (fina) sobre o ponto a vante (primeiro alinhamento);
  • Zerar o círculo horizontal do aparelho nesta posição (procedimento padrão Hz = 000°00’00”);
  • Liberar e girar o aparelho (sentido horário ou anti-horário), executando a pontaria (fina) sobre o ponto a ré (segundo alinhamento);
  • Anotar ou registrar o ângulo (Hz) marcado no visor LCD que corresponde ao ângulo horizontal interno medido.

 

Ângulos externos

ângulo zenital - ângulos externos

 

Os ângulos externos também são medidos em poligonais fechadas, sendo que para a medição de um ângulo horizontal externo o aparelho deve ser estacionado, nivelado e centrado sobre um dos pontos que a definem.

 

Desta maneira, a litura dos ângulos externos com a utilização de um teodolito eletrônico ou de uma estação total consiste em:

 

  • Executar a pontaria (fina) sobre o ponto a ré (primeiro alinhamento);
  • Zerar o círculo horizontal do aparelho nesta posição (procedimento padrão ® Hz = 000°00’00”);
  • Liberar e girar o aparelho (sentido horário ou anti-horário), executando a pontaria (fina) sobre o ponto a vante (segundo alinhamento);
  • Anotar ou registrar o ângulo (Hz) marcado no visor LCD que corresponde ao ângulo horizontal externo medido.

 

 

Ângulo de deflexão

ângulo zenital - ângulo de deflexão

O ângulo de deflexão é um ângulo horizontal que varia de 0° a 180°. O mesmo é o ângulo formado entre o alinhamento à vante e o prolongamento do alinhamento à ré e pode ser:

  • Positivo, ou à direita, se o sentido de giro for horário;
  • Negativo, ou à esquerda, se o sentido de giro for anti-horário.

Além disso, também temos o Método da repetição e o método da reiteração.

 

Ângulo zenital – Método de repetição

Segundo ESPARTEL (1977) e DOMINGUES (1979) este método consiste em visar sucessivamente os alinhamentos a vante e a ré de um determinado ponto ou estação, fixando o ângulo horizontal lido e tomando-o como partida para a medida seguinte.

 

Entenda melhor o método de repetição a partir da imagem abaixo que é um print da apostila do professor Lucio, da Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

 

Método de repetição

 

Método da Reiteração

Segundo ESPARTEL (1977) e DOMINGUES (1979) o método da reiteração consiste em visar sucessivamente os alinhamentos a vante e a ré de um determinado ponto ou estação, tomando como partida para a medida do ângulos horizontal intervalos regulares do círculo.

 

Ângulo zenital – Ângulos Verticais

ângulo zenital - Ângulo Vertical Exemplo de teodolito

 

Como descrito anteriormente, os ângulos verticais são divididos em ângulos nadirais e zenitais.

Normalmente a estação total ou teodolito será um dos 2, dependendo se a mesma está zerada na parte de cima ou na parte de baixo da linha que cruza pelo seu centro e vai em direção ao centro da terra.

 

Ângulo zenital

ângulo zenital

Quando a origem estiver no zênite. Ou seja, na parte superior da linha que atravessa pelo centro do equipamento e vai em direção ao centro da terra.

 

Ângulo nadiral

Quando a origem estiver no Nadir. Ou seja, na parte inferior da linha que atravessa pelo centro do equipamento e vai em direção ao centro da terra.

Na imagem abaixo, que utiliza uma pessoa de exemplo, você pode ver o zênite e o nadir.

 

ângulo zenital - Zênite e nadir

 

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.